Kodak

Banestes será o primeiro banco do País a ter cheque 2D

12/05/2009 - 00:05
A impressão do código 2D nas folhas de cheques vai posicionar o Banco do Estado do Espírito Santo - Banestes como o primeiro banco do País a contar com esse item de segurança e verificação. O avanço tecnológico virá com o novo sistema de impressão de documentos do Banco que, a partir deste mês, será realizado pela empresa ATP. Além dos novos talonários, a ATP vai imprimir cartões Banescard e formulários A4, entre outros documentos.

O Projeto Outsourcing de Impressão (terceirização de serviços), desenvolvido entre o Banestes e a ATP - empresa especializada em tecnologia - será lançado na terça-feira (12), a partir das 20 horas, no restaurante Lareira UP (Enseada do Suá, Vitória). Os convidados serão recepcionados pelo diretor-presidente do Banestes, Paulo Roberto Mendonça França, e pelo presidente da ATP, Nori Lermer.

"Serviço de impressão não é área afim de instituição financeira e a iniciativa promoverá uma significativa redução de custos. Estimamos uma economia de aproximadamente R$ 86 mil/ano, sem contabilizar os valores como compra de insumos e custos com área de estocagem, de processos licitatórios e de manutenção de equipamentos", explica Paulo França. Não haverá também - complementa o dirigente - necessidade de investimentos adicionais para melhorar a qualidade dos serviços de impressão. A ATP foi selecionada por meio de processo de licitação e, para a realização dos serviços instalou uma unidade de impressão em Vitória.

A ATP irá confeccionar, mensalmente, uma média de 13 mil cartões, mais de um milhão de formulários planos e aproximadamente 55 mil talonários de cheques do Banestes. A tecnologia 2D foi desenvolvida pela ATP e consiste em uma criptografia que gera uma figura em determinados espaços da folha de cheque. Submetido a um scanner, o código indica se houve alteração nos dados do cheque após a sua impressão, o que dificulta a clonagem das informações.

"O uso dessa tecnologia aumenta o nível de segurança dos cheques emitidos pelo Banestes", explica o consultor de Tecnologia da Informação (TI) do Banco, Dijalma de Assis Britto Junior.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui