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Digital Image 2009 consagra-se como feira de negócios em sua 2ª edição

25/05/2009 - 00:05
De 13 a 16 de maio, aconteceu no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo, a segunda edição da Digital Image 2009. A primeira edição, realizada em 2007, já havia batido recordes de satisfação por parte dos expositores quanto aos negócios fechados. Agora, neste ano, a situação se repetiu, com várias vendas sendo sacramentadas logo no primeiro dia de evento.

“O expositor investe numa feira para fazer negócios. E, por mais um ano, mostramos que a Digital Image é visitada por um público seleto formado, em sua maioria, por pessoas com poder de decisão dentro das empresas e que conhecem tecnologia”, disse Sandra Keese, diretora da AP&S Feiras e Eventos, organizadora da Digital Image 2009.

A Digital Image deste ano bateu recorde de visitação, chegado à casa dos 9.491 visitantes, segundo dados fornecidos pela AP&S Feiras e Eventos, organizadora da feira. Mais uma vez, assim como em 2007, a grande maioria dos visitantes foi de brasileiros, mas o evento contou ainda com empresários sul-americanos, sobretudo da Argentina, Peru, Equador, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. De outros continentes, foram computadas visitas de norte-americanos, alemães, franceses, chineses, japoneses, italianos, coreanos, austríacos e suíços.

Quanto ao ramo de atividade, destacam-se entre os visitantes empresários do ramo de grandes formatos (35%), impressão digital (30%), gráficas rápidas (10%), agências de propaganda e publicidade (9%), pré-impressão/Premedia (8%), Acabamento (3%), e outros (10%). Destaque, ainda, para a quantidade de visitantes com poder final de decisão sobre investimentos em suas empresas (32%), contra 29% da edição 2007.

O número de stands também cresceu (para um total de 47 stands), reunindo 106 marcas ao total, exibidas por fabricantes e/ou representantes. Em termos de resultados, a Digital Image 2009 gerou 51 milhões de Reais em negócios.

Eduardo Sousa, gerente de marketing da Agfa, foi outro que destacou o público visitante da Digital Image. “Percebemos, desde o primeiro dia, que o público visitante era muito qualificado. São pessoas que vêm procurar tecnologia, que entendem de seus negócios, e que sabem da necessidade de não se parar de investir para se manter competitivo”, disse.

“Estamos muito felizes com o público que encontramos aqui. São pessoas que conhecem tecnologia, que vêm atrás de algo que já sabem que necessitam e conhecem a Impressão Digital. Estamos muito contentes com o resultado”, disse Fabio Neves, diretor executivo da Xerox do Brasil.

A Ampla foi outra empresa que fechou negócios importantes durante a feira. De acordo com seu diretor, Lie Tjhi Tjhun, a visitação e o desempenho da Ampla superaram as expectativas. “Sentimos que foi um público profissional, o que, para o expositor, é de grande importância, porque viemos aqui para fazer negócios. As pessoas que visitaram nosso stand vieram para fazer negócios”, falou.

“Fechamos vários negócios aqui na Digital Image, tivemos uma grande visitação. Quem veio à feira, veio para fazer negócios. E isso é excelente para os expositores”, disse Carlos Palmeira, diretor da Alephgraphics. “A Digital Image foi um sucesso para nós. Esperávamos um público bastante seleto, e ela realmente mostrou um público bem focado em soluções de impressão digital. Quanto à Océ, pudemos mostrar as principais novidades que, também, estão sendo mostradas em outras feiras no exterior”, disse Eduardo Petroni, diretor comercial da Océ-Brasil. Quanto às soluções apresentadas, Petroni destacou a inovação do toner sólido (Crystal Point) apresentado juntamente com a impressora ColorWave 600, e o modelo Arizona 350 para impressos UV e que traz como inovação da tinta branca. “São os mais recentes destaques da Océ no mundo e que estiveram presentes aqui”, afirmou.

Segundo Fuzio Ymayo, diretor da Konica Minolta Brasil, a Digital Image representou uma visão otimista frente ao panorama atual do mercado externo. “Enquanto todo mundo fala de crise, a Digital Image mostrou o contrário: que os profissionais estão buscando novas soluções para seus negócios e entendem a necessidade de se investir. É a segunda vez que participamos da feira e estamos muito satisfeitos.”

Representante premiada da HP, a Digigraf também elogiou o evento. “A Digigraf sempre teve foco nos produtos digitais. E, assim, não poderíamos deixar de participar de uma feira como esta, voltada a produtos digitais”, disse Waldemar Oliveira, diretor da Digigraf, que destacou ainda a grande estrela da empresa no evento: a HP Designjet L655000, que utiliza tintas látex - inodoras e não agressivas ao meio ambiente. O equipamento foi uma das estrelas da última Drupa (2008). Representante de soluções em softwares para VDP, a SRS também colheu resultados positivos, segundo seu diretor, Richard Strimber. “Sentimos um novo entusiasmo na Digital Image. Os profissionais procuram novas soluções para melhorar a oferta de seus produtos e aumentar seus rendimentos. Trouxemos tecnologias para e-commerce e Web-to-Print e a recepção foi muito boa, inclusive por parte de pessoas de agências de publicidade”, ressaltou. Alonir Silvério, administrador de vendas da Orink, “a visitação nos surpreendeu. A organização foi excelente, o atendimento foi muito bom. Creio que foi um sucesso para muitos expositores. O profissional que veio à Digital Image tem o interesse de compra, procurar por soluções para seu negócio.”

“Visitantes muito profissionais e as empresas estão fazendo negócios. Os expositores parecem muito satisfeitos”, disse Dov Kruman, presidente da SGIA Brasil. Para Heloisa Marcondes, diretora da Danfex, outra empresa que fechou muitos negócios na Digital Image 2009, “o público que encontramos na feira é o tomador de decisão. Isso abre leque para negócios. Também tivemos contato com pessoas que outras regiões do Brasil, que têm em feiras como esta a oportunidade de ver de perto novas tecnologias”, disse.

Entre as tecnologias mostradas na feira, merecem destaque soluções que envolveram: Impressoras Digitais: equipamentos que dispensam chapas (ao contrário do que ocorre com os processos convencionais offset), imprimindo diretamente de um arquivo digital. Com elas, é possível criar impressos totalmente personalizados, fazer tiragens unitárias, imprimir sob demanda e criar campanhas de relacionamento baseadas no marketing one-to-one; Grandes Formatos: equipamentos como plotters e impressoras industriais que imprimem em grandes larguras de mídias, produzindo materiais para sinalização interna e externa, peças para envelopamento de frota etc. Entre as tecnologias estiveram presentes impressoras a base solvente, inkjet e UV; softwares: Destaque ainda para os softwares para criação de dados variáveis, responsáveis pela “inteligência” do processo de personalização, a partir dos quais se podem variar imagens e textos, gerando arquivos únicos, direcionados a clientes específicos.

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