Kodak

International Paper investe nos 'Guardiões do Verde'

25/05/2009 - 00:05
A International Paper (IP) investe no projeto "Guardiões do Verde", que teve início no mês de abril, no município de Altinópolis, no interior de São Paulo. O projeto tem como objetivo capacitar adolescentes para a atividade de viveirista, que é o profissional responsável pela produção de mudas de árvores. Apoiando essa iniciativa, a empresa proporciona a formação de mão-de-obra qualificada aos participantes e geração de renda, por meio da comercialização das mudas produzidas. Os Guardiões do Verde, que está em seu segundo ano, é coordenado pela International Paper com a parceria da Prefeitura Municipal de Altinópolis e o Serviço de Apoio Básico à Infância e Adolescência (OSCIP SABIA).

Este semestre, serão capacitados cerca de trinta adolescentes do município, que terão como meta produzir 30 mil mudas de espécies nativas, que serão vendidas com a finalidade de reflorestamento, arborização e paisagismo. No ano passado, o projeto ocorreu nos municípios de São Simão e Guatapará, na região de Altinópolis, capacitando 60 adolescentes. Alguns desses jovens já foram absorvidos pelo mercado de trabalho, inclusive alguns são contratados pela própria área florestal da International Paper. "O valor arrecado com a comercialização das mudas é revertido par ao próprio projeto com a finalidade de alcançar a auto-suficiência", diz o gerente de Sustentabilidade da IP, Luís Fernando Madella.

Na unidade de Luiz Antônio, a International Paper realiza, há 10 anos, o seu Programa de Educação e Conscientização Ambiental, para cerca de 2.000 alunos e professores. Além disso, realizou programas que mudaram a realidade da comunidade local. O primeiro deles é o Programa Coleta Seletiva Solidária que tem o objetivo de ampliar e sistematizar a coleta seletiva do município de Luiz Antônio. O trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis teve como resultados a adesão de novos cooperados; implantação de coleta seletiva em 100% da cidade e redução de 40% dos resíduos encaminhados ao aterro sanitário; além da melhoria na qualidade dos materiais recolhidos ampliando em 20% o valor médio de comercialização.

Além deste, há também o projeto Os Guardiões das Águas, cujo foco é a conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos. O projeto, destinado a estudantes da rede pública municipal e gestoras do lar, educa por meio de palestras e atividades sobre o consumo consciente da água.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui