Kodak

Exponorma 2009 promove a inovação

24/06/2009 - 00:06
O tema Inovação e Metrologia será abordado em um dos painéis do congresso, no qual Senai, Inmetro e empresas convidadas apresentarão suas experiências e trabalhos junto à indústria.

“Normalização, Inovação e Competitividade” é o tema do Exponorma 2009, que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizará nos dias 13 a 15 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). A área de inovação, especialmente, deverá mobilizar grande público em um painel a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), um dos patrocinadores do evento desde a primeira edição, em 2007.

“Estaremos presentes no painel no qual o Senai apresentará sua experiência em inovação tecnológica e os desdobramentos observados para as vertentes normalização e metrologia”, anuncia Luiz Affonso Torres Martins Costa, gerente de Certificação de Sistemas e Produtos da Unidade de Inovação e Tecnologia do Senai - Departamento Nacional. Ele justifica que inovação hoje naquela instituição é uma área decisiva para consolidação de sua atuação com empresas em prol do desenvolvimento.

A oportunidade de debater o assunto Inovação conjugado a Normalização e Metrologia contribuirá para reflexões futuras, acredita Luiz Affonso. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) também participará do painel. A inovação envolve produtos, processos e até modelos de negócios, caracterizando-se por causar um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita das empresas, entre outros aspectos. As normas técnicas tornam-se ferramentas importantes nas iniciativas inovadoras, porque estabelecem requisitos que possibilitam a inserção das organizações em um contexto global.

O Exponorma 2009 tem como objetivo principal conscientizar a sociedade da importância da normalização para a inovação e competitividade. Desde a primeira edição, o evento destina-se também a marcar o Dia Mundial da Normalização, celebrado no dia 14 de outubro por todos os organismos nacionais de normalização.

“Temos clareza que o evento é estratégico para o fortalecimento das ações de normalização no País, contribuindo, também, para aumentar o conhecimento da sociedade sobre o trabalho da ABNT”, observa o gerente de Certificação de Sistemas e Produtos do Senai - DN. A instituição, como lembra Luiz Affonso, é uma parceira histórica da ABNT e busca realizar diversas atividades em conjunto, visando a incrementar o uso de normas técnicas, não só nas unidades operacionais do Senai, mas também nas empresas.

“Como exemplo, podemos citar o Projeto RH Normalização, pioneiro na área, que é realizado numa parceria Senai/ABNT a partir de uma encomenda do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Por meio dessa iniciativa poderemos capacitar técnicos, gerentes, entre outros, de micro e pequenas empresas, preferencialmente, no uso de normas técnicas em projetos e processos industriais”, ele destaca.

O público encontrará no Exponorma um congresso com intensa programação, palestras técnicas gratuitas e uma exposição. Ali estarão, por exemplo, estandes de empresas com demonstração de produtos e serviços que atendem às normas técnicas. Em todas as atividades oferecidas os visitantes poderão conhecer um pouco da experiência do Brasil em normalização, inovação e competitividade. A edição de 2008 atraiu mais de 1.000 pessoas e a ABNT está investindo para superar expressivamente este número, contando para isso com o apoio de tradicionais parceiros.

A programação preliminar pode ser conhecida no site www.exponorma.com. Para a tradicional Palestra Magna, no dia da abertura do evento, foi convidado o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Guilherme Henrique Pereira. Para o dia 14 de outubro estão previstos quatro painéis sobre os seguintes temas: Dia Mundial da Normalização; Responsabilidade sócio-ambiental; A Inovação nas Micro e Pequenas Empresas; e, As Micro e Pequenas Empresas e a Normalização, no qual serão apresentados resultados da parceria entre a ABNT e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), outra organização que patrocina o Exponorma desde a primeira edição.

No dia 15, serão apresentados mais quatro painéis, abordando: A importância das Normas Técnicas para a Indústria da Construção; Metrologia e Inovação; Normalização brasileira – Da demanda à publicação; e, Normalização internacional – Processo e participação. O primeiro painel do dia será coordenado pela Caixa Econômica Federal, um dos patrocinadores do Exponorma.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui