Kodak

Stilgraf recebe Selo Verde por sua atuação ecologicamente correta

09/04/2008 - 00:04
A Stilgraf acaba recebe da Druck Chemie o Selo Verde pela destinação ecologicamente correta de seus resíduos industriais. A Certificação do Selo Verde pela indústria química concedida aos seus clientes tem a finalidade de incentivá-los a adotarem e aperfeiçoarem procedimentos adequados de gerenciamento e destinação final de resíduos industriais.

No mercado desde 1992, a Stilgraf – uma das maiores e mais importantes gráficas brasileiras – acompanha a crescente preocupação universal com o meio ambiente. “Temos consciência ambiental e sabemos que, junto com nossos clientes, podemos destruir ou preservar”, observa o empresário e fundador da Stilgraf, Sérgio Franco. Ele afirma que muitas empresas multinacionais e outras com as quais trabalha exigem que seus fornecedores tenham essa responsabilidade, mas que a atitude de manter regras rígidas de controle ambiental tem de partir de cada empresa.

Alguns dos procedimentos ecologicamente corretos da Stilgraf: todo papel usado e descartado é retirado por uma empresa para reciclagem; toda tinta utilizada é ecologicamente correta, à base de solventes naturais que não prejudicam a atmosfera e a água; a água é filtrada e reutilizada várias vezes para depois ser saturada, tudo com a devida licença ambiental da Cetesb; os produtos químicos são encaminhados a uma empresa de reciclagem, respeitando todas as exigências quanto ao meio ambiente.

Conhecido como o programa de Rotulagem Ambiental (ISO-14020), o Selo Verde é uma das normas de Certificação de Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14000, que determinam e garantem a qualidade e procedência de produtos, empresas e processos produtivos de acordo com as normas International Organization for Standardization (ISO). Pode ser emitido pela própria empresa ou por uma terceira entidade, que ali declara que uma companhia é ambientalmente correta.

No Brasil, o selo tem como objetivo incentivar mudanças nos padrões de consumo e produção, com especial atenção aos benefícios ao meio ambiente. A Certificação do Selo Verde é um diferencial, uma vez que comprova que todas as atividades desenvolvidas por quem a recebe ocorreram preservando o meio ambiente e seguindo as legislações aplicáveis.

No caso da Druck Chemie – produtora de solventes químicos para o setor gráfico – o Selo Verde faz parte de seu Programa de Integração em parceria com seus clientes, referente ao Gerenciamento de Resíduos Industriais. Além de fornecer os produtos químicos, a empresa de origem alemã com filiais em vários países, incluindo o Brasil, oferece a seus clientes os serviços que dão todas as condições de reciclagem e destinação aos resíduos industriais. A certificação confirma que ela e seus clientes possuem responsabilidade ambiental e economicamente viável, a ponto de alcançar desenvolvimento sustentável em sua área de atuação.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui