Kodak

Idea ganha versão nacional

21/05/2008 - 00:05
Mais importante prêmio do design do mundo, o IDEA – International Design Excellence Award realiza no país sua primeira edição fora dos Estados Unidos, onde acontece há 30 anos. Batizado de IDEA/Brasil e organizado pela ONG Objeto Brasil, o prêmio conhecerá seus vencedores no dia 29 de maio, às 19h, em cerimônia e exposição no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A partir do dia seguinte, os premiados serão apresentados em exposição no 7º Piso do Shopping, das 10h às 22h, até 12 de junho.

A versão nacional do IDEA - que aponta as tendências e a excelência deste segmento no mercado americano e mundial - foi criada para o reconhecimento da qualidade do design produzido em nosso país. Em sua primeira edição, o projeto surpreendeu e obteve recorde de inscritos em uma premiação de design no Brasil: 343, de diversos setores, que variam do aeronáutico ao moveleiro.

O objetivo principal do IDEA/Brasil não é ser caracterizado apenas como uma premiação. A iniciativa procura promover o design brasileiro por meio de uma série de ações. Entre elas, a exposição dos produtos finalistas em outras três capitais brasileiras – Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília – e duas cidades norte-americanas Washington e Phoenix. O site oficial do prêmio também disponibilizará uma mostra virtual dos vencedores.

Todos os concorrentes terão os cases de seus produtos publicados na Revista Innovation IDEA/Brasil, que será lançada no dia 8 de julho, às 19h, na Livraria Cultura da Avenida Paulista e dez dias depois em Washington, simultâneo ao anúncio mundial dos vencedores da edição internacional do IDEA pela BusinessWeek, em suas edições nos EUA, Europa e Ásia.

Participam empresas de diversos setores, que primam pela produção de design num nível de excelência singular e inovador. A versão brasileira incluiu uma categoria a mais do que a norte-americana (jóias) e ao todo premia 18 segmentos, divididos da seguinte forma: Produtos Comerciais & Industriais, Equipamentos de Comunicação, Equipamentos de Informática, Estratégia de Design, Ecodesign, Equipamentos de Som, Jogos e Entretenimento, Ambientes, Produtos para Casa, Design de Interface, Lazer & Recreação, Produtos Médicos & Científicos, Produtos para Escritório, Embalagens, Acessórios Pessoais, Projetos de Estudantes, Pesquisa, Transportes e Jóias.

Por respeito ao caráter de inovação, somente produtos lançados nos dois últimos anos puderam ser inscritos. Além deste critério, outros formaram a base para julgamento: benefícios ao usuário (performance, conforto, segurança, facilidade de uso, interface com o usuário, ergonomia, função e acesso em geral e qualidade de vida), benefícios ao cliente (aumento de vendas, penetração no mercado, otimização de custos); benefícios à sociedade (importância do produto, viabilidade econômica, facilidade de fabricação); benefícios ao meio ambiente (uso responsável de materiais e processos durante a vida útil do produto, incluindo durabilidade dos materiais, sua toxicidade, geração e redução de resíduos, e aspectos como eficiência energética, reparos, reuso, reciclagem, sustentabilidade); Elegância, harmonia formal e estética apropriada; Testes de funcionalidade, rigor, confiabilidade (categoria de Pesquisa em Design); e Fatores internos e métodos de implementação (categoria de Estratégia de Design).

Dos 343 inscritos, marcas referenciais como Avon, Bosch, Boticário, Caloi, Coca-Cola, Deca, Electrolux, Embraer, Faber-Castell, Grupo Pão de Açúcar, Luigi Bertolli, Motorola, Papaiz, São Paulo Alpargatas, Sundown, Track & Field e Tramontina disputam com empresas de destaque em seus segmentos, como Bertussi Design Industrial, Benchmark Design Total, Cardio Sistemas, Chelles & Hayashi, Fábrica de Idéias, Holaria Indústria Cerâmica, Latina Eletrodomésticos, Merchan Design, Saccaro Móveis e Tecnologia Automotivo Catarinense, entre outras, os prêmios divididos nas categorias ouro, prata e bronze.

O evento de premiação contará com a participação do diretor-executivo da IDSA (Industrial Designers Society of America) e designer da Kyocera, Frank Tyneski, que detém inúmeros prêmios de design e mais de 50 patentes de desenho em seu nome. Os vencedores receberão um troféu de ouro desenhado pela GAD’ Branding & Design e placas de prata e bronze desenhadas por Newton Gama, por mais de 25 anos chefe de design da Multibrás.

Os premiados do IDEA/Brasil são inscritos automaticamente no IDEA, edição internacional do prêmio. A versão americana é realizada pela IDSA, entidade representante do design nos EUA, com mais de 3.500 associados de todo o mundo e patronos como Microsoft, Motorola e Procter & Gamble e conta com o patrocínio da BusinessWeek, conceituada revista de negócios. Esta parceria aumentou a influência internacional do IDEA, que anualmente é matéria de capa nas edições norte-americana, européia e asiática da revista.

O retorno de mídia gerado a um vencedor de Ouro ultrapassa US$ 1 milhão de dólares. Os cases dos premiados são divulgados no New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, Time, Forbes, Fortune, Chicago Tribune, Rolling Stone, Wired Magazine e outros.

Nos Estados Unidos, a exposição será inaugurada junto ao anúncio dos vencedores no IDEA, reforçando a divulgação dos produtos brasileiros junto à mídia internacional e durante a Conferência Anual da IDSA junto da exposição dos premiados nos EUA, aproveitando a presença de importantes autoridades do design mundial.

“Os Estados Unidos são o maior mercado mundial e nosso maior comprador. O design é fundamental para incrementar nossas exportações. Se nos anos 80 o principal fator de qualidade era a aquisição do certificado ISO 9000, hoje este papel é cumprido pelo design, que se tornou o grande foco do consumidor mundial”, afirma a coordenadora geral do Prêmio e diretora executiva da Objeto Brasil, Joice Joppert Leal. Em sua visão, o fato dos premiados e finalistas poderem usar em seus produtos o selo do IDEA é um dos principais motivos que levaram as indústrias a se inscreverem. “O selo garante o nível de excelência e certifica a qualidade do design”, completa.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui