Kodak

Tompla comercializará envelopes da Suzano

04/03/2008 - 00:03
O avanço das empresas brasileiras no mercado mundial de papel e celulose, já evidenciado pelo poder destes grupos em promover reajustes na celulose, atingirá em março um novo patamar de relevância. A partir do próximo mês, a companhia espanhola Tompla, maior grupo europeu do setor de envelopes, passará a comercializar produtos com a marca Paperfect, da Suzano Papel e Celulose.

O acordo de licenciamento de marca, inédito no Brasil, permitirá à Tompla abastecer todo o mercado europeu com envelopes que levarão o nome Paperfect. `Atualmente, a Tompla produz envelopes sem marca ou com marca própria, mas a partir do acordo usará a Paperfect em uma linha de produtos premium´, explica o gerente de marketing da Suzano, Gustavo Couto.

Sustentada pela marca brasileira, a Tompla pretende focar sua atuação em um nicho de maior valor agregado, onde a competição por preços baixos não é tão predatória a suas margens. A comercialização de envelopes com a marca Paperfect será iniciada em março. A San, subsidiária do grupo espanhol, será a empresa responsável pela conversão do papel, que por sua vez também será fornecido pela Suzano. `Nossa marca tem forte presença em mercados como a Europa, a América do Norte e a América Latina. Acreditamos que este acordo com a Tompla nos permitirá pulverizar a Paperfect para outras regiões´, analisa Couto.

Atualmente, a distribuição da marca está concentrada nos principais mercados europeus e ainda não atende a regiões como o leste europeu. Inicialmente, o acordo prevê que a Suzano exporte 1 mil tonelada anual de papel para a Tompla, que por sua vez deverá produzir 150 milhões de envelopes anuais com a marca. A produção anual do grupo espanhol, que detém participação de 15% do mercado europeu de envelopes, soma 18 bilhões de unidades. Além do uso da marca brasileira, a Tompla aproveitará o lançamento da linha premium para divulgar a recente obtenção do certificado FSC (Forest Stewardship Council), concedido a empresas que adotam práticas de manejo florestal responsável. As campanhas contaram com apoio de executivos da Suzano. Fonte: Investnews.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui