Kodak

Instituto Senai de Papel e Celulose realiza serviços para a indústria financiados pelo BNDES Soluções Tecnológicas

20/12/2016 - 11:12

As indústrias do setor de papel e celulose de todo o país podem pedir financiamento de serviços tecnológicos via BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), tendo o Instituto Senai de Tecnologia em Papel e Celulose (IST PC) como executora desses serviços. Localizado em Telêmaco Borba (PR), na Região dos Campos Gerais, o IST PC executa cinco serviços de tecnologia, financiados pela instituição, como forma de possibilitar a inovação em produtos e processos nas indústrias.

Os serviços estão disponíveis no site do BNDES. O cliente que tiver interesse na contratação do serviço terá à disposição o aparato tecnológico do Senai para a execução, segundo o analista de negócios do IST PC de Telêmaco Borba, Emerson de Matos. "Temos um quadro de técnicos, mestres e doutores dedicados exclusivamente para esses atendimentos e dispomos de laboratórios de Celulose, Branqueamento, Químico, Fabricação de Papel, Tintas e Revestimentos e Instrumental, sendo todos próprios e totalmente equipados com aparelhos de alta qualidade e confiabilidade, como digestores, refinadores, size press, ICP e o MEV (microscópio eletrônico de varredura, com capacidade de ampliação de 1.000.000) e sonda EDX”, explica Matos.

O analista acrescenta que “a partir da necessidade do cliente, formulamos uma proposta técnica pontual, de acordo com o tamanho e tipo da empresa, podendo serem realizados vários trabalhos de campo, usando equipamentos portáteis modernos e apropriados para este tipo de serviço. Entre eles, podemos destacar o medidor de vazão por ultrassom, medidores de Zeta potencial e Demanda, estroboscópio, Scanpro, câmara termográfica, analisador de fibra (Morfi), entre vários outros”.

As cinco soluções oferecidas no site do BNDES com execução do IST de Papel e Celulose são: formação, retenção e drenagem da máquina de papel, promovendo a melhoraria na formação da folha e redução de perdas; avaliação e otimização do sistema de secagem por cilindros secadores, para conferir maior aproveitamento do vapor, reduzindo perdas de calor e os custos com esse processo; caracterização de matérias-primas, com otimização dos tipos e quantidades utilizadas como insumos, para aumentar o desempenho de suas atividades e aprimorar propriedades da fabricação de papel e celulose; refinação da massa de papel, com o objetivo de aprimorar a técnica da operação unitária de refinação da fibra de polpa de papel; e a elaboração dos manuais operacionais e instruções normativas de trabalho e treinamento para padronização das operações da indústria de celulose e papel. Todos os detalhes desses serviços podem ser consultados no site do BNDES.

Segundo Matos, estas soluções foram escolhidas para fazer parte do financiamento por serem consideradas aquelas de maior incidência na indústria de papel e celulose. "Uma vez realizadas, essas soluções resultam em melhorias e aumento de resultados, e consequentemente ganhos para a indústria. São serviços de domínio da área técnica do IST de Papel e Celulose, com grande relevância para as indústrias do setor", assegura. Apesar de o instituto estar no interior do Paraná, o serviço pode ser feito em todo o Brasil. "Todas as propostas terão inclusos os serviços de deslocamento e outras despesas, que serão apresentadas para o cliente. O que a indústria precisa é saber que o IST PC oferta tais serviços e há retorno do investimento", destaca.

O financiamento ocorre por meio do BNDES Soluções Tecnológicas, que atua no financiamento dos serviços, disponibilizando recursos necessários à aquisição das soluções tecnológicas, além de representar um canal de comunicação entre a oferta e a demanda por tecnologias no Brasil.

Para que a empresa possa participar dessas soluções e ter acesso ao financiamento, o representante da indústria precisa inicialmente procurar o Senai e, com a proposta em mãos, ir a uma agência bancária e solicitar o financiamento via BNDES Soluções Tecnológicas.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui