Kodak

Zanatto participa de ciclo de palestras da Abro apresentando tecnologias para blanquetas

20/12/2016 - 11:12

A Zanatto Soluções Gráficas participou no último dia 8 de dezembro do ciclo de palestras técnicas da Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset), durante o qual apresentou duas palestras especiais sobre a tecnologia de blanquetas.

Luciano Neto, gerente para o segmento industrial da empresa, realizou as apresentações para cerca de 60 operadores de máquinas de empresas gráficas ano auditório do Senai Barueri, destacando tópicos como diferenças de qualidade e estrutura entre blanquetas, procedimentos de uso e cuidados, tecnologias, controles etc.

Entres os itens abordados por Luciano estiveram elementos que fazem parte do dia a dia dos operadores e que podem ser decisivos sobre a qualidade dos impressos, como característica de estiramento dos produtos, como identificar o fabricante, controle de alongamento e tratamento do tecido da blanqueta. Rugosidade, retenção de molhagem e pressão de impressão entre outros.

Luciano também falou sobre a importância da calibração e polimento no processo de fabricação das blanquetas, o qual assegura que não haja diferença de espessura entre os produtos, e torna a borracha da superfície da blanqueta menos pegajosa, o que otimiza o chamado “quick release”.

Por fim, deu dicas de itens que devem ser verificado no momento de acoplar a blanqueta, como a espessura dos calços, limpeza do cilindro e das guias, inserção completa das barras na fenda, e a importância do uso de torquímetro com o nível de força especificada pelo fabricante do produto.

Atualmente, a Zanatto Soluções Gráficas distribui no Brasil duas famílias de blanquetas: a Continental (alemã) e a Kinyo (norte-americana). A empresa também realiza internamente, com tecnologia própria, a conversão dessas blanquetas, adaptando-as aos formatos comercialmente usados no Brasil. Nessa conversão, são realizados procedimentos de corte semiautomático, aplicação de barras de ferro ou alumínio e prensagem, tudo em um fluxo de produção altamente controlado para garantir qualidade operacional.

“A Zanatto tem como política trabalhar somente com marcas líderes de mercado para toda sua linha de produtos”, disse Luciano. “Isso é válido também internamente, nos processos de conversão de blanquetas, para os quais usamos tecnologias de qualidade e que garantam excelência no resultado final.”

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui