Kodak

Sun Chemical e Mazzucco se unem na impressão em Gama Estendida

18/05/2017 - 10:05

A Mazzucco, produtora de etiquetas e rótulos adesivos, implantou a impressão em Gama Estendida tendo como principais objetivos diminuir tempo de limpeza da máquina, tempo de setup, quantidade de cor especial em estoque, aumentar a produtividade e abrir oportunidade para atender o mercado de baixas tiragens.

O projeto foi iniciado junto com a compra de uma máquina UV e se desenvolveu ao longo do tempo, através de diversas análises e testes para definição da melhor tinta, substrato, clichê e anilox. Para a escolha do fornecedor de tintas, a Mazzucco adotou os critérios de alto nível de saturação, compromisso em manter a estabilidade e qualidade da tinta e expertise em tecnologia e Assistência Técnica.

O próximo passo foi encontrar um fornecedor de anilox que não apresentasse problema de entupimento, para então conseguir uma baixa carga de impressão, aumentar a lineatura do impresso e apresentar uma qualidade de impressão visivelmente melhor, além de economizar tempo por não precisar realizar a troca deste anilox.

O processo de impressão em Gama Estendida é a possibilidade de imprimir imagens e cores Pantone de alta qualidade com cinco, seis ou sete tintas pré-definidas. Ou seja, dependendo dos requisitos de cor do cliente e o tipo de impressão utilizado, um conjunto fixo de tintas CMYK pode substituir algumas ou até mesmo todas as cores especiais.

De acordo com o Diretor Presidente da Mazzucco, Juliano Mazzucco, desde que a impressão em Gama Estendida foi implementada há um pouco mais de um ano, a empresa não recebeu nenhuma devolução por desvio de cor. “Entre outras vantagens, destaco o aumento na produtividade e a diminuição no tempo de setup que agora é de aproximadamente 15 minutos. Há ainda a importância em manter os padrões de clichê e substrato para que, em caso de desacordo com a especificação técnica aprovada, seja mais fácil de identificar qual é a origem do problema”, comenta Juliano.

A marca Vivid Color foi criada pela Mazzucco para demonstrar a melhoria da saturação do impresso e a fidelidade de cor, agregando ao produto final destaque na prateleira. Eventualmente, o processo de gama estendida não é necessário. Nesses casos, a Mazzucco pode contar com o Color Center da SunChemical que, além gerenciar os desenvolvimentos regulares de novas cores para os clientes, possui os equipamentos necessários para treinar os clientes sobre os serviços de cor da Sun Chemical com seu kit de ferramentas SunColorBox. O desenvolvimento é solicitado através de LAB, para garantir a assertividade da cor e manter o padrão necessário.

Atualmente a Mazzucco utiliza as tintas da linha SolarFlex® Nova SL, uma linha de tintas flexo UV adequadas à maioria dos substratos de etiquetas normalmente utilizados na indústria de banda estreita. Suas principais características são: Fluidez otimizada para bom desempenho em máquina; Baixo odor para aplicações sensíveis; Maior intensidade de cor, permitindo a escolha de anilox de maior lineatura, maior gama de cores e menor consumo de tinta; Ótima manutenção do alto brilho e cura, mesmo em papéis mais absorventes; Rápida cura de impressos em alta velocidade; Fórmulas sem silicone para facilitar a laminação e finalização pós impressão.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui