Kodak

Indústria gráfica paranaense ganha novo espaço para formação de mão de obra

27/06/2017 - 09:06

Como parte do 16º InformAÇÃO - Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica, foram apresentadas nessa quarta-feira (21), à noite, as novas instalações da Oficina da Área Gráfica da Unidade Sesi/Senai - Portão, em Curitiba. Cerca de 130 pessoas conheceram o espaço, que está mais moderno e completo. O InformAÇÃO está sendo realizado de 19 a 24 de junho pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf Regional Paraná) para aprimoramento do setor.

A nova Área Gráfica conta com equipamentos de impressão trazidos da antiga escola gráfica da unidade Sesi/Senai - CIC. “Fizemos a mudança de local porque aqui no Portão o espaço é maior. São cerca de 400 metros quadrados contra 300 metros do endereço antigo, o que possibilita acomodar melhor os equipamentos e ter um layout pensado especificamente para todas as etapas do processo de produção gráfica”, explicou Marcos José Cavalli Franco, coordenador administrativo da unidade.

Segundo ele, por enquanto a Área Gráfica terá curso de Aprendizagem Industrial Básica Impressor Offset, com turmas de 20 alunos, de 14 a 24 anos. Com início previsto para julho, serão quatro horas por dia durante um ano e meio. Para 2018, com a finalização de um moderno laboratório de informática e aquisição de softwares de pré-impressão, será oferecido curso de Técnico Gráfico, com foco na formação de mão de obra profissional para a indústria gráfica.

O presidente do Sigep, Abilio de Oliveira Santana, disse que o setor ganha muito com o novo espaço. “Sempre foi uma reivindicação do Sigep junto ao Sistema Fiep a manutenção e modernização desta escola gráfica, que ajuda a formar e aprimorar mão de obra para as nossas empresas. É uma ótima notícia para todos ver estas instalações modernizadas e em pleno funcionamento”.

Para o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, as novas instalações da Área Gráfica ajudam a manter o otimismo, apesar de toda a crise. “São medidas assim, como a inauguração deste espaço, que mostram que o Brasil tem saída, principalmente por apostar na formação de cidadãos. Sempre brigamos por isso, em todas as administrações do Sigep/Abigraf-R, e agora agradecemos e parabenizamos o Sistema Fiep”.

Também participaram do evento o diretor superintendente do Sesi, José Antônio Fares; a gerente da unidade Sesi/Senai - Portão, Regina Berbetz, e a gerente de Relações Sindicais da Fiep, Cida Lopes.

Antes da apresentação da Área Gráfica, o InformAÇÃO contou com a palestra “Educação: Fator Crítico para o Sucesso das Empresas” proferida por Manoel Manteigas, diretor de Tecnologia da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), de São Paulo. Ele abordou fatores como a baixa produtividade nas empresas em função, também, de um processo educacional ruim desde a base, mesmo nas escolas privadas. “Isso culmina com profissionais que carecem de capacidade. A empresa não evolui se os seus funcionários não evoluem”.

Manteigas frisou que, antes de qualquer das reformas que têm sido discutidas no Brasil, deveria haver uma reforma educacional, focando principalmente na melhoria da formação dos professores e no maior interesse das pessoas em relação ao tema. “Sem um bom professor, não adianta ter ótimos recursos tecnológicos. Da mesma forma que se os pais e a sociedade em geral não se envolverem mais diretamente na melhoria do processo educacional das crianças, será difícil revertermos as falhas na educação no Brasil, que hoje tem praticamente 50 milhões de analfabetos funcionais”.

O 16º InformAÇÃO, que vem sendo realizado em conjunto com o evento “Os 500 Anos da Reforma Protestante e a Evolução da Indústria Gráfica”, - promovido em parceria com o Sesi-PR e a Sociedade Bíblica do Brasil - continua nesta quinta-feira (22) com a palestra “A Reforma Protestante e a Impressão Gráfica na Transformação Social”, com Patrick Reason e Makenson Marques, às 19h, no Campus da Indústria da Fiep (Auditório Caio Amaral). No dia 23, a partir das 19h, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, acontece o 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho. Também faz parte do InformAÇÃO a exposição de artigos gráficos, com os livros Memórias e Histórias da Indústria Gráfica, O Legado de Gutenberg e a Indústria Gráfica Brasileira e os 70 anos do Sigep, além de pedras litográficas, tipos móveis, entre outros. A exposição acontece no Átrio do Campus da Indústria, de 19 a 23 de junho, das 9h às 19h e no dia 24, das 9h às 13h.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui