Kodak

Andreas Weber trata de inovação e transformação no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica

01/08/2017 - 14:08

Para mostrar como a inovação pode transformar um negócio de impressão, o alemão Andreas Weber estará no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, no dia 24 de agosto. Em sua palestra no evento promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e APS Feiras, o especialista em impressão vai reforçar: entender as demandas e necessidades de seu cliente é fundamental para seguir crescendo.

Weber destaca qual será sua mensagem principal durante a apresentação: "Se você quer se beneficiar da inovação para fortalecer seu sucesso de marketing você precisa ser capaz de entender e lidar com transformação na era digital de forma apropriada. Isto significa: companhias inovadoras de impressão precisam transformar seus negócios de produção em uma fornecedora de soluções de marketing orientado para o futuro para alcançar o mercado e as necessidades dos clientes".

Dentre os tópicos do keynote, estão: Segredos da transformação; Impacto na comunicação gráfica / impressão; Aprenda com o melhor (cases selecionados); Guias para criar um momento win-win-win.

Para Andreas, o Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica terá um grande impacto em toda a indústria e seus clientes. "É importante reunir diferentes visões, opiniões e talentos para dominar a mudança e estar pronto para a transformação. O encontro físico permite alcançar os melhores efeitos possíveis de networking. Eu estou orgulhoso de ser parte de um time de palestrantes da melhor qualidade!".

Para Andreas, a evolução do mercado de impressão não para. "Desde a invenção de Gutenberg, e isso significa mais de 600 anos, a indústria de artes gráficas está sempre na vanguarda da inovação tecnológica para apoiar nossa sociedade e cultura. Mesmo hoje, a tecnologia de impressão está conduzindo a transformação de nossas vidas, nossos negócios, nossa sociedade. Todos os principais inovadores do Vale do Silício admiram o espírito de Gutenberg".

As tendências atuais de marketing baseiam-se, segundo Andreas, na inovação conduzida pela tecnologia. "A tecnologia de impressão é um condutor principal de inovação e transformação. Então, por uma visão holística, os profissionais de impressão podem se tornar transformadores se eles puderem converter o resultado e benefício das novas tecnologias em valiosas soluções aos clientes para atender às necessidades".

O especialista alemão destaca que a internet e a impressão são "melhores amigas". Mais do que isso, "a tecnologia da internet aproveitou das inovações da tecnologia de impressão. Os desenvolvimentos da tecnologia de impressão desde a década de 80 tomaram a iniciativa de tornar toda aquela enorme quantidade de dados em algo disponível e possível de distribuir. Pense sobre o protocolo TCPIP, desktop publishing, Postscript/PDF e assim por diante".

Assim, internet e impressão estão intimamente ligadas. "Hoje, o uso da internet é fundamental para gerir um negócio voltado para impressão. Especialmente o setor Online Print como um mercado de rápido crescimento mostra o quão útil ele é combinando internet e conhecimento de impressão. Aliás: algumas das minhas aplicações favoritas e mais inovadoras de impressão foram desenvolvidas usando internet e mídias sociais".

Neste momento de transformações e novos pensamentos de negócio, é crucial fazer a escolha certa das soluções a serem implementadas: "Quais tecnologias e que tipo de novos recursos se encaixam à minha proposta e objetivo estratégico? No passado, praticamente qualquer decisão era feita para investir em equipamentos e ferramentas de produção para otimizar o que você já tinha antes. Na era digital, você precisa se reposicionar, com sua ideia de negócio e suas capacidades de produção no caminho correto para ser um parceiro valioso de transformação".

Andreas finaliza contando a experiência que teve ao visitar o Brasil: "Há 15 anos, tive a honra de fazer uma viagem de negócios ao Brasil em grandes incursões por Rio de Janeiro e São Paulo. Aprendi muito e admiro a cultura e poder do Brasil como um país emergente, inteligente e criativo, inspirando outros países da América Latina. Foi bem quando agências de publicidade do Brasil começaram a se tornar campeãs na comunidade criativa global. E eu percebi que a comunidade de impressão no Brasil e em outros países da América Latina obtêm lucro daquelas ideias criativas".

Andreas Weber é presidente da empresa Value Academy, Alemanha, de consultoria estratégica para negócios em comunicação, com foco em inovação. É também professor na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz. Graduado pela Universidade de Johanes Gutenberg em Mainz.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui