Kodak

FSC Brasil lança campanha de comunicação nacional

02/10/2017 - 14:10

O FSC Brasil lança, no dia 28 de setembro, sua primeira campanha de comunicação: “Florestas para Todos para Sempre”, assinada pela agência Giacometti. Com patrocínio da Tetra Pak, a principal peça é um filme de 60 segundos que será veiculado no canal por assinatura Discovery entre setembro e novembro. O objetivo é conscientizar o consumidor final sobre a importância de ser conservar as florestas e mostrar que ele pode - e deve - fazer a sua parte ao dar preferência aos produtos certificados.

No vídeo, o ator Elam Lima caminha pela floresta enquanto fala sobre o selo FSC, seu significado e sua importância. Surpreendentemente, o cenário começa a revelar produtos florestais de diversos tipos, criando um contraste entre a natureza e os artigos manufaturados. A ideia é mostrar que a floresta está presente na vida cotidiana e que as escolhas diárias de consumo têm impacto sobre o meio ambiente. “A floresta está muito mais presente no nosso dia a dia do que costumamos imaginar: são móveis, alimentos, papeis, livros, revistas, brinquedos... E ao comprar um produto certificado FSC, tem-se a certeza, por exemplo, de que não houve desmatamento ilegal nem uso de trabalho escravo ou infantil; que o solo e a água não foram contaminados, os animais estão seguros e os trabalhadores e as comunidades do entorno foram respeitados”, explica Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil. “Com essa campanha, queremos mostrar que você pode usar o selo como uma ferramenta para agir de forma responsável”, completa.

Hoje, quase 200 milhões de hectares de florestas são certificados FSC no mundo. No Brasil, são mais de 7 milhões e ainda com um potencial enorme a ser explorado. Comunicar a certificação - que vai muito além de um “selo verde” - faz com que o consumidor reconheça a importância de levar em consideração aspectos socioambientais em suas escolhas. “Quando as pessoas se dão conta disso, o selo torna-se um diferencial estratégico que agrega valor às marcas certificadas", completa Vanessa Momesso, diretora de atendimento da Giacometti. E entre elas estão grandes empresas, pequenos produtores, comunidade tradicionais e indígenas.

“A busca pela excelência ambiental é um dos pilares estratégicos globais da Tetra Pak e faz parte dos nossos objetivos de longo prazo utilizar cada vez mais matérias-primas de fontes renováveis, como papel certificado pelo FSC. Essa campanha é um canal direto com o consumidor para mostrar que escolher produtos em embalagens longa vida com o selo FSC é uma maneira simples de consumir de forma consciente e contribuir para a conservação dos recursos naturais”, afirma Valéria Michel, diretora de Meio Ambiente da Tetra Pak.

Toda a campanha, desde a sua produção até a veiculação, será carboneutralizada. Este é o primeiro filme carbono neutro a ser veiculado na Discovery Networks Brasil e a primeira campanha carbono neutro do FSC no mundo. A produção e todas as ações envolvidas na campanha geraram 11,96 toneladas de CO2, que serão compensadas com o plantio de 41 árvores nativas, recuperando uma área de aproximadamente 500 m2. Em parceria com o Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), a compensação será feita em dezembro, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no Amazonas.

A campanha é consequência direta de uma pesquisa feita pelo FSC Internacional que resultou na revisão e no reposicionamento global da marca FSC. Foram entrevistadas cerca de nove mil pessoas com idades entre 21 e 64 anos, em 11 países diferentes, incluindo o Brasil. Os resultados mostraram que enquanto 68% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar do FSC, para 24%, ele soava familiar e 8% realmente o conheciam. O novo slogan, Florestas para Todos para Sempre (Forests For All Forever), reafirma a visão do FSC de proteger as florestas do mundo para as gerações futuras, e a nova identidade visual, que inclui animais e pessoas que vivem e interagem nas matas, reforça a abordagem holística do manejo florestal responsável. Agora, o que se quer é que ainda mais pessoas saibam - e usufruam - dessa ferramenta de desenvolvimento sustentável que é o selo FSC.

A Tetra Pak foi a principal patrocinadora da campanha “Florestas para Todos para Sempre”. Todo papel-cartão utilizado para produzir as embalagens longa vida no Brasil é certificado pelo FSC, garantindo o manejo florestal responsável para clientes e consumidores. Desde 2007, a Tetra Pak produziu mais de 280 bilhões de embalagens com o selo FSC para mais de 3.000 marcas em 90 países.

A CMPC Celulose Riograndense e a APCER também foram patrocinadores, com foco na internet. Já as filmagens foram feitas na Fazenda Rio Claro, da Duratex, em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, e a cadeira que aparece no vídeo foi cedida pelo designer Paulo Alves, que trabalha especialmente com madeira, e a criou para a marca Butzke.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui