Kodak

Henkel divulga desempenho do terceiro trimestre

16/11/2017 - 13:11

A Henkel informa ter apresentado um forte desempenho financeiro no terceiro trimestre de 2017. A multinacional alemã alcançou um crescimento orgânico de vendas de 3%, enquanto as vendas nominais cresceram cerca de 5%. “Alcançamos um aumento significativo no EBIT ajustado, e nossa margem EBIT ajustada alcançou um elevado novo patamar de 18%. Entregamos um crescimento significativo em ganhos ajustados por ação preferencial. Além disso, concluímos com sucesso três projetos de aquisição que irão fortalecer substancialmente nosso portfólio de negócios”, afirma Hans van Bylen, CEO da Henkel.

A Henkel confirmou sua orientação para o ano fiscal de 2017. Apesar do impacto cambial cada vez mais negativo, a Henkel elevou sua perspectiva de EPS. “Continuamos esperando um crescimento orgânico de 2 a 4% das vendas e um aumento acima de 17% da nossa margem EBIT ajustada. Para ganhos ajustados por ação preferencial, atualmente esperamos um aumento de cerca de 9%”, declarou Hans Van Bylen.

No terceiro trimestre de 2017, as vendas subiram 4,9% nominalmente para 4,981 milhões de euros. Os movimentos cambiais estrangeiros tiveram um efeito negativo global de 4,2% sobre as vendas. As aquisições e desinvestimentos representaram 6,1% do crescimento das vendas. O crescimento orgânico das vendas, que excluem o impacto do câmbio e das aquisições/desinvestimentos, registraram um aumento sólido de 3,0%.

A unidade de negócios de Adhesive Technologies divulgou uma boa elevação de 4,9% no crescimento orgânico das vendas. A unidade de negócios de Beauty Care gerou um crescimento orgânico de 0,5% nas vendas. A unidade de negócios de Laundry & Home Care registrou um aumento orgânico nas vendas de 1,8%.

Os mercados emergentes novamente fizeram uma contribuição acima da média para o crescimento orgânico da empresa, exibindo um aumento de 5,0% nas vendas. Os mercados maduros registraram um crescimento orgânico de 1,5% nas vendas.

Na região da Europa Ocidental, as vendas permaneceram no mesmo patamar do terceiro trimestre do ano anterior. Em todas as outras regiões, houve crescimento orgânico nas vendas: Na Europa Oriental, as vendas cresceram 4,8%. A região da África/Oriente Médio registrou crescimento de 3,2%. As vendas na região da América do Norte tiveram um aumento de 3,2%. A América Latina obteve crescimento de 2,8% e, na região Ásia-Pacífico, as vendas cresceram 6,4%.

O lucro operacional ajustado (EBIT) melhorou em 7,1% para 897 milhões de euros. As três unidades de negócio contribuíram para este aumento. O lucro operacional reportado (margem EBIT) cresceu 0,4 pontos percentuais para 18,0%. O rendimento ajustado por ação preferencial (EPS) subiu 8,5%, de 1,42 para 1,54 euros. O capital operacional líquido como porcentagem de vendas ficou acima de 0,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 5,6%.

Com a conclusão bem-sucedida das aquisições dos negócios globais da Darex Packaging Technologies, do Grupo Sonderhoff e do Nattura Laboratorios, a Henkel fortaleceu ainda mais seu portfólio de negócios. Pela primeira vez, as vendas em nove meses excederam 15 bilhões de euros e aumentaram 9,3% para 15,143 milhões de euros. O crescimento orgânico das vendas, que excluem o impacto do câmbio estrangeiro e das aquisições/desinvestimentos, apresentaram um forte aumento de 3,1%. As três unidades de negócios contribuíram para este desempenho.

De janeiro a setembro de 2017, a unidade de negócios de Adhesive Technologies gerou um crescimento orgânico muito forte de 4,6% nas vendas. O rendimento ajustado sobre as vendas também registrou um forte aumento, alcançando 18,8%. A unidade de negócios de Beauty Care exibiu um crescimento orgânico positivo de 0,9% nas vendas. O rendimento ajustado sobre as vendas também exibiu um forte aumento, atingindo 17,6%. A unidade de negócios Laundry & Home Care registrou um bom crescimento orgânico de 2,2% nas vendas. O rendimento ajustado sobre as vendas foi de 17,6%.

A posição financeira líquida efetiva da Henkel no dia 30 de setembro de 2017 apresentou um saldo de -3.336 milhões de euros (em 31 de dezembro de 2016 foi de -2.301 milhões de euros). A alteração em comparação ao final de 2016 deve-se principalmente aos pagamentos por aquisições.

A Henkel confirma a previsão para o ano fiscal de 2017 e suas expectativas para o crescimento orgânico de 2% a 4% nas vendas. Atualmente, a previsão da companhia para o crescimento orgânico é de 4% a 5% para a unidade de negócios de Adhesive Technologies; de 0 a 1% para a unidade de negócios de Beauty Care, e aproximadamente 2% para a unidade de negócios de Laundry & Home Care. Para o rendimento ajustado sobre as vendas (margem EBIT), a Henkel continua antecipando um aumento superior a 17,0% em comparação ao ano anterior. Devido ao forte desempenho financeiro, a Henkel atualiza sua orientação para ganhos ajustados por ação preferencial (EPS) e agora prevê um aumento de aproximadamente 9%.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui