Kodak

APP e HP fornecem papel para impressão digital

29/09/2008 - 00:09
A Asia Pulp & Paper (APP) fecha parceria com a HP no Brasil para fornecer papel para impressão digital em máquinas de alta performance. O acordo foi firmado após os testes do papel pelos consumidores da HP, que aprovaram a qualidade do produto. A APP é a primeira a fechar um contrato de fornecimento desse tipo de papel com a multinacional no País.

O acordo é parte de um plano estratégico que está sendo colocado em prática pela HP, que visa a ampliar a participação da empresa no segmento de impressão de alta qualidade. “A APP é um dos fabricantes internacionais homologados pela HP Indigo para fornecimento desse tipo de papel. É a única presente no Brasil que atende ao perfil de produto que precisamos, aliando qualidade, formato adequado e custo”, afirma Fernando Roso, gerente de Desenvolvimento de Negócios e Suprimentos da HP Indigo.

Roso destaca, ainda, que a qualidade do papel utilizado é fundamental para o bom desempenho dos equipamentos de impressão digital. “Máquinas digitais requerem um papel de qualidade, o que proporciona melhor rendimento, economia de insumos e rapidez na confecção do trabalho”, explica o executivo. Desenvolvidos para garantir melhor desempenho e qualidade nas impressões digitais, os papéis da APP já vêm prontos para o uso, dispensando qualquer tratamento prévio como corte ou primer.

O mercado de papéis para impressão digital está em franca expansão. Apenas as máquinas da HP consomem cerca de três mil toneladas mensais de papéis no Brasil, principalmente no formato SRA3. De acordo com Fernando Roso, o fato de APP comercializar papéis especiais já nesse formato e sem a necessidade de tratamento foi um fator decisivo no fechamento da parceria. “A maioria das empresas comercializam papeis especiais em formatos maiores e, ao cortá-los, há uma perda de 5% a 12%. Com o papel da APP temos um rendimento 15% maior na linha HP Indigo", afirma Roso.

A APP estima que o mercado brasileiro tem um potencial para absorver uma produção de três mil toneladas anuais de papel no formato cut size. A empresa, que vendeu 40 mil toneladas de papel no Brasil em 2007 e faturou US$ 41 milhões, espera atingir US$ 60 milhões em 2008, alta de 45% na receita, com vendas de aproximadamente 50 mil toneladas.

“Queremos aumentar nossa participação no mercado brasileiro, além dos produtos tradicionais como o papel couché, apostamos na importação de produtos especiais para atender mercados ainda não explorados por empresas locais, como o caso da HP”, afirma Geraldo Ferreira, gerente geral da APP Brasil.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui