Kodak

Suzano Papel e Celulose lança Propósito Organizacional

18/04/2018 - 16:04

A Suzano Papel e Celulose apresenta seu Propósito Organizacional, “Desbravamos cultivando a vida”, que busca traduzir qual é o papel da empresa e como ela está conectada às necessidades do mundo e dos consumidores. A campanha foi lançada inicialmente para os colaboradores da Suzano com o intuito de compartilhar com esse público uma mensagem que já fazia parte do dia a dia da empresa, e que agora foi traduzida no novo Propósito. A campanha também está nas redes sociais da Suzano e o vídeo, feito exclusivamente para a ação, pode ser assistido pelo canal da empresa no YouTube (https://goo.gl/tFmqhF). A produção reúne colaboradores da Suzano e familiares em situações que mostram como a empresa está no dia a dia das pessoas a partir de seus produtos.

“O Propósito representa a intersecção entre quem somos e as necessidades do mundo. Tão importante quanto gerar resultados é praticar o ganho compartilhado. Precisamos ter impacto no mundo, e isso acontece graças a como nossos produtos ajudam as pessoas, assim como às nossas práticas socioambientais”, explica Walter Schalka, Presidente da Suzano Papel e Celulose.

O manifesto do Propósito é composto pelo Nosso jeito de ser, “forte-e-gentil”, e pelos Nossos valores: “explorar a inovação”, “plantar o cuidado”, “colher o orgulho” e “ser melhor a cada dia”. Cada uma das mensagens apresenta significados que são pautados por pilares de excelência na estrutura de negócio da empresa e na evolução das relações com as pessoas e com o meio ambiente.

Dessa forma, o conceito “forte-e-gentil” enfatiza o equilíbrio que dá base para a evolução da Suzano nas relações com todos os seus públicos e com o meio ambiente. Já os valores definem os princípios de sustentabilidade como força motriz da empresa, valorizam o sentimento de pertencimento à Suzano, reconhecem o espírito empreendedor entre os colaboradores e enaltecem a evolução contínua e o estado de transformação permanente.

“O Propósito conecta ainda mais a Suzano e todos os colaboradores com a sociedade. Um propósito autêntico, que parte dos próprios colaboradores e permeia todo o negócio, tem o poder de fortalecer o alinhamento organizacional, guiar, energizar e evocar o orgulho de nossos colaboradores, atrair talentos, estreitar ainda mais o relacionamento com clientes e parceiros, além de melhorar a performance e gerar mais valor no médio e longo prazos”, afirma Marcela Porto, Gerente Executiva de Comunicação Corporativa da Suzano Papel e Celulose.

O “Desbravamos cultivando a vida” foi elaborado a partir da iniciativa de cerca de 20 colaboradores da Suzano, que montaram um grupo de trabalho voluntário para iniciar a discussão sobre o Propósito da companhia. Meses depois, em parceria com a IN Consultoria Estratégica, empresa especializada em revelar e implementar o propósito de grandes organizações, foram realizadas entrevistas, vivências e dinâmicas em todas as unidades da Suzano, incluindo os escritórios internacionais. Nesse processo, mais de 300 pessoas participaram e, em seguida, todos os 8 mil colaboradores foram convidados a responder a uma pesquisa que validou a construção conjunta desse grande grupo.

“Foi um dos trabalhos mais profundos e interessantes que já realizamos. Ao contrário de empresas em que a alta liderança puxa esse tipo de iniciativa, na Suzano os responsáveis por iniciar o processo estavam em todos os níveis da organização. Foi essa a razão pela qual os conceitos foram tão bem recebidos e a implementação está acontecendo a todo vapor”, destaca o CEO da IN, Fábio Milnitzky.

A Suzano também tem planos de exposição do Propósito para o mercado. Ao longo de 2018, a empresa irá reforçar o impacto positivo de seus produtos na vida das pessoas, promovendo educação, cultura, higiene e bem-estar em cada página de livro, nos cadernos de escola, nas fraldas de bebês e nos papéis sanitários, entre outros.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui