Oki

BASF e Solenis unem forças combinando os negócios de químicos para papel e tratamento de água

03/05/2018 - 14:05

No dia 2 de maio de 2018, a BASF e a Solenis assinaram um acordo para unir forças com a combinação de seus negócios de processos wet-end na fabricação de papel e químicos para água. A entidade combinada com vendas pró-forma de cerca de € 2,4 bilhões e cerca de 5.000 funcionários em 2017 tem o objetivo de oferecer valor adicional aos clientes de papel e tratamento de água. A meta é criar um fornecedor global de soluções para a indústria com foco no cliente.

Para a indústria de papel, o portfólio de produtos da empresa combinada cobrirá toda a gama de produtos químicos funcionais e químicos para processos wet-end, soluções para o ciclo da água para as fábricas papeleiras, bem como capacidades abrangentes de serviços. Para a indústria de tratamento de água, os clientes da organização conjunta se beneficiarão das capacidades de serviço de alta qualidade da Solenis e da ampla plataforma de produtos químicos para tratamento de água da BASF. A conclusão da transação, que aguarda aprovação das autoridades competentes, está prevista para o final de 2018. As condições financeiras da transação não foram divulgadas.

A BASF terá uma participação acionária de 49% da entidade combinada que irá operar sob o nome Solenis, com sede em Wilmington, Delaware, EUA. A BASF indicará três dos sete representantes acionistas da entidade conjunta que irão continuar sob a liderança do atual Presidente e CEO John E. Panichella, da Solenis. Os 51% das ações ficarão em fundos administrados pela Clayton, Dubilier & Rice. “A transação evidencia a gestão ativa do portfólio por parte da BASF e nos permite compartilhar o sucesso futuro desta promissora entidade conjunta”, comenta Markus Kamieth, membro da diretoria executiva da BASF SE e responsável pelo segmento de Produtos de Performance.

A transação engloba os negócios de processos wet-end na fabricação de papel e químicos para tratamento de água com vendas em 2017 de cerca de € 800 milhões e cerca de 1.300 funcionários globalmente.

A transferência inclui os sites e fábricas dos negócios de processos wet-end na fabricação de papel e químicos para água em Bradford e Grimsby, Reino Unido; Suffolk, Virgínia, EUA; Altamira, México; Ankleshwar, Índia, e Kwinana, Austrália. As plantas de produção que possuem o consolidado sistema de Verbund em Ludwigshafen, Alemanha, e Nanjing, China, não serão transferidas, ficando responsáveis pelo fornecimento de produtos e matérias-primas para a entidade combinada por meio de acordos firmados de médio e longo prazo. O portfólio de químicos para revestimento de papel da BASF não é parte integrante da transação.

“Continuaremos comprometidos com as indústrias de papel e tratamento de água, através de nossa participação de 49% na entidade combinada, trazendo nossas excelentes tecnologias, produtos e processos de produção. Junto com as competências de serviços da Solenis, criaremos valor adicional para nossos clientes. Eles se beneficiarão de um sólido fluxo de inovação, portfólios complementares de produtos de última geração e serviços especializados e suporte nas aplicações”, afirma Anup Kothari, presidente da divisão de Químicos de Performance da BASF.

“Juntos, temos uma oportunidade única de criar uma empresa global com maior ênfase em especialidades químicas, focada no cliente e com maior gama de ofertas. Estou satisfeito com o forte alinhamento de nossas culturas e que nossas empresas compartilhem um forte desejo comum de criar valor para nossos clientes. Juntos, como uma única equipe de especialistas, continuaremos a lutar pela excelência em inovação, sustentabilidade e segurança”, enfatiza John E. Panichella, CEO da Solenis. A BASF e a Solenis irão continuar suas operações como empresas estritamente independentes até a conclusão da transação.

  Mais notícias

Gráfica Inteligente Agnelo Editora Anuncie aqui