Kodak

VCP já produz mais a partir de projeto desenvolvido pela Voith Paper

02/10/2008 - 00:10
As unidades da Voith Paper do Brasil e do Japão concluíram a construção e fornecimento de uma máquina Coater Off-line para a Votorantim de Piracicaba, São Paulo. A meta da VCP é ampliar para 40 mil toneladas a produção de papéis térmicos para atender a demanda dos próximos anos. O start-up deu-se após intenso trabalho de detalhamento e implantação de um projeto de R$ 115 milhões.

O equipamento de produção de papel térmico - utilizado para fabricar etiquetas, faturas de cartão de crédito, recibos de pedágio, entre outros – trabalha a velocidades de até 1.000 m/min e largura de 2,4m. A Voith Paper do Brasil ficou responsável pelo fornecimento do pacote de automação e acionamento, estruturas, seção de secagem, instalação de quebradores de folhas e passadiços. Já a unidade japonesa trabalhou nas capotas de secagem, aplicador, enrolador e desenrolador.

Com a conclusão do projeto, a Unidade Piracicaba da VCP elevou sua produção em 167% e poderá atender melhor a demanda de um setor que vem crescendo mais de 10% ao ano, em função dos novos usos no mercado de automação comercial e bancária.

Para Nestor de Castro Neto, presidente da Voith Paper América do Sul, a possibilidade de contar com as expertises do Brasil e do Japão em um projeto tão grande e importante foi fator decisivo para a escolha da VCP. “O consórcio reuniu o que há de mais sofisticado em tecnologia em uma máquina para produção de papéis térmicos”, afirma.

“A implantação do equipamento, que gerou cerca de 850 empregos diretos e indiretos, faz parte da estratégia da VCP de focar esforços na fabricação de papéis com maior valor agregado”, diz Gilberto Julio Piatto, gerente geral de Negócios Papel da VCP. O Coater Off-line implantado pela Voith Paper é uma evolução por oferecer um sistema de aplicação mais flexível, capaz de adequar-se a uma maior gama de produtos.

“O PC3 é uma grande conquista para todos os profissionais de Piracicaba, pois além de colocar a VCP como uma dos dez maiores produtoras de papéis térmicos do mundo, possibilitou o desenvolvimento dos profissionais, dando oportunidades de crescimento, além da geração de 50 novos postos de trabalho”, afirma Marcelino Sacchi, Gerente Geral da Unidade.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui