Kodak

Empresário mensura economia proporcionada por impressora da Heidelberg

11/06/2018 - 15:06

Fundada há 28 anos, a MKM Karton, de Brusque (SC), é liderada por Cesar Murilo Moritz, seu fundador. “Em 1990 decidi abrir minha própria gráfica, instalada em um galpão de 200m2 ao lado da casa de meus pais, produzindo cartões e convites. Depois vieram os impressos comerciais como envelopes, papel timbrado, talões de nota fiscal, folhetos etc”, relembra.

Em 1992, a MKM passou a produzir embalagens. Em 2005, a gráfica já contava com quatro impressoras Heidelberg de duas cores e vários equipamentos de acabamento. Em 2010, a empresa decidiu dar um passo importante: adquiriu a primeira Heidelberg Speedmaster CD 102-4+L, 4 cores + verniz base água.

Atualmente com 55 funcionários, a MKM Karton especializou-se em embalagens em papelcartão e microondulado, caixas e cartuchos.  “Nosso foco é atender cada vez melhor, com agilidade e rapidez, agregando mais valor aos produtos, oferecendo embalagens melhores em estrutura e apelo visual, aumentando dessa forma nossas margens. Vejo meu negócio crescer 75% em três anos”, vislumbra Moritz.

Na visão do empresário um dos motivos desse crescimento é a Heidelberg Speedmaster XL 75-6+L, 6 cores + verniz que foi instalada em setembro de 2017. “O equipamento, além de reduzir os custos de produção, impulsionou o crescimento da gráfica, pois permite a redução dos tempos de setup e troca de trabalhos, diminui perdas e evita o desperdício de papel, tintas e químicos. A gráfica alcança ganho de hora máquina efetiva e redução no custo/hora trabalhada”, ressalta Alexandre Machado, gerente de vendas da Heidelberg.

Moritz é pragmático quanto aos números: “Notamos um aumento de 55% na produtividade da impressão offset. Reduzimos os tempos de acerto e setup de uma média de 50 minutos para aproximadamente 12 minutos atualmente, em trabalhos de 4 a 6 cores.”

Na análise do empresário, a Speedmaster trouxe também ganhos nos custos de chapa e matriz de corte e vinco e menor consumo energético. “Passamos a atender o mercado de tiragens cada vez mais reduzidas. A Speedmaster XL 75 permite aplicações que não eram possíveis anteriormente. Além de produzir seis cores em linha, temos uma aplicação de verniz ampla e eficiente. Estamos familiarizados com a qualidade do equipamento, a confiabilidade e a estrutura de serviços da Heidelberg no país”, conclui Moritz.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui