Kodak

Semana da Assembleia Geral FSC Brasil 2018 será carbono neutro

26/06/2018 - 14:06

O FSC é uma associação civil conduzida por seus membros, que se dividem, de acordo com seus interesses prioritários, entre as câmaras ambiental, econômica e social. As decisões são construídas através de negociações, acordos e consensos, encontrando o equilíbrio de diferentes visões e necessidades. Pode-se dizer que as assembleias, internacionais e nacionais, são o grande momento desse modelo de governança.

Entre os dias 2 e 6 de julho, será realizada em Alphaville, na Universidade Mc Donald´s, a Semana da Assembleia Geral FSC Brasil 2018. Além das reuniões do conselho diretor, conselho fiscal e comitê de resolução de conflitos, haverá um workshop de madeira controlada, discussões sobre temas prioritários da consulta pública dos novos padrões nacionais, assembleia de membros e um bate-papo da presidência com estudantes. E tem mais! Este será o primeiro evento carbono neutro do FSC.

Por meio de uma parceria com o Programa Carbono Neutro do IDESAM - Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, o FSC Brasil compensou 105 toneladas de CO2 através do plantio de 351 árvores nativas, e recuperou uma área de 4.212 m² do comunitário Aldemir Queiroz, que vive na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no Amazonas. 

A compensação contempla a produção do folder institucional, a campanha de comunicação “Florestas para Todos para Sempre” e a Semana da Assembleia Geral FSC Brasil 2018. “Nosso maior objetivo, em todo o mundo, é conservar as florestas para as gerações futuras. E o propósito do IDESAM é o mesmo”, diz Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil.

“Os benefícios da compensação de carbono vão muito além da aquisição do selo, da melhoria da imagem ou da oportunidade de novos negócios. Deve-se incluir nessa lista a geração de renda para comunidades tradicionais, a conservação da biodiversidade brasileira e uma mudança de comportamento. E o FSC quer fazer a sua parte dando o exemplo”, diz Aline.

O Programa Carbono Neutro, do Idesam, prevê a compensação de emissões de gases de efeito estufa, através da implantação de Sistemas Agroflorestais em áreas degradadas da Reserva de Uatumã. Como esses sistemas combinam espécies arbóreas e cultivos agrícolas, otimizam e diversificam a produção do agricultor e garantem o uso mais eficiente dos recursos naturais.

Para Carlos Gabriel Koury, diretor executivo do Idesam, a parceria é extremamente positiva e representa mais um exemplo prático dos compromissos socioambientais do FSC. Para saber mais sobre o Programa Carbono Neutro do Idesam, entre na página: http://idesam.org/carbononeutro/

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui