Kodak

Técnica de branqueamento

10/10/2008 - 00:10
Durante o ABTCP - 41º Congresso e Exposição Internacional de Papel e Celulose - a Evonik Industries apresentará a palestra “Uso de Seqüências Curtas de Branqueamento para Polpas Kraft de Eucalipto”. O tema será exposto no primeiro dia do evento, 14 de outubro, às 15h.

Cesar Leporini, chefe técnico comercial da área de Active Oxygens da empresa, discutirá com a palestra as vantagens de uma seqüência de três estágios no branqueamento de polpa Kraft de eucalipto, como opção para fábricas que queiram produzir polpas com diferentes níveis de OX - Organoclorados na polpa.

As fábricas aplicam, normalmente, cozimentos kraft seguidos de deslignificação com oxigênio e, por sua vez, de seqüências de branqueamento ECF, possuindo normalmente quatro estágios de branqueamento, tipicamente DhotEopDP. Este começa por um estágio de dióxido de cloro à quente, segue por uma extração alcalina oxidativa com peróxido de hidrogênio e oxigênio. A alvura final é atingida através de um estágio de dióxido de cloro e peróxido de hidrogênio.

Comparativamente às seqüências convencionais, o uso de seqüências curtas, ou seja, de três estágios, possui vantagens inquestionáveis de economia em investimentos, eletricidade e água. O processo é capaz de atingir alvuras acima de 90 %ISO. Uma combinação correta de estágios de branqueamento é a chave para tornar a alternativa técnica e economicamente viável. Um baixo consumo de químicos seria viabilizado através da utilização de um estágio Dhot seguido de uma ozonólise e peroxidação, DhotEp(Zp).

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui