Kodak

Inédita no mundo, nova planta de ultrafiltração da Klabin já está em plena operação

10/10/2008 - 00:10
Já está em plena operação o novo sistema de ultrafiltração que integra a Estação de Tratamento de Efluentes da Unidade Monte Alegre da Klabin, localizada em Telêmaco Borba (PR). Como resultado, a água que passa pelo sistema de ultrafiltração está sendo devolvida ao rio Tibagi com qualidade superior à da água originalmente retirada.

O sistema de ultrafiltração é a maior planta do gênero no mundo no setor industrial e o único no setor de produção integrada de papel e celulose. “Com o novo sistema a Klabin se torna referência mundial em ultrafiltração e estabelece um modelo a ser seguido”, afirma Francisco Razzolini, diretor do Projeto de Expansão MA-1100. Para o diretor industrial da Unidade Monte Alegre, Arthur Canhisares, o novo sistema configura um passo relevante no cumprimento da Política de Sustentabilidade da Klabin, que objetiva reduzir continuamente os impactos ambientais. “Em razão disso, temos recebido solicitações do mundo inteiro, especialmente para visitar a planta de ultrafiltração”, diz o diretor.

De acordo com as análises bioquímicas de oxigênio já realizadas pela Klabin, a água devolvida pela fábrica ao rio Tibagi apresenta 1 miligrama por litro de concentração de matéria orgânica (DBO5). O teor médio de concentração de matéria orgânica do rio é de 3 miligramas por litro. A água usada pela Klabin também retorna mais límpida ao rio. A cor média da água do Tibagi é definida em 400 ppm PT (partículas por milhão, medida padrão de coloração). Já a usada pela Klabin fica em 200 ppm PT, ou seja, bastante mais transparente.

De acordo com o gerente corporativo de meio ambiente da Klabin, Júlio Nogueira, o próximo passo a ser dado com o sistema de ultrafiltração é fazer o reuso da água utilizada. Com isso, a Klabin reduzirá os volumes de efluentes que retornam ao rio Tibagi e obterá importante economia de água.

Atualmente, passam pelo sistema de ultrafiltração 40% da água usada pela Klabin na produção da Unidade Monte Alegre. Segundo Nogueira, os volumes totais de água que retornam ao rio Tibagi apresentam níveis de qualidade muito superiores aos estabelecidos pela legislação ambiental do Paraná.

A nova planta de ultrafiltração foi desenvolvida pela empresa Centroprojekt sob medida para a Klabin, que definiu as especificações para o sistema. A planta integra as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Efluentes da Unidade Monte Alegre para atendimento das necessidades do Projeto de Expansão Klabin MA-1100. A Klabin está investindo um total de R$ 70 milhões na ampliação da ETE. Os investimentos totais da empresa na área do meio ambiente para o Projeto MA-1100 chegam a R$ 300 milhões.

Uma das metas atingidas pela Klabin com o projeto de expansão é a redução do consumo específico de água para 30 m3 por tonelada produzida de papel, colocando a empresa, mais uma vez, entre as detentoras das melhores práticas do mercado mundial.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui