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Bosisio, Celomat e Mondelez, vencedoras do Global Flexo Innovation Awards, confirmam a tecnologia flexo ECG como um processo de impressão em crescimento por meio do uso da solução Kodak Flexcel NX

29/09/2022 - 09:09

Um benefício importante de realizar regularmente programas de premiação é ter acesso às tendências emergentes do setor por meio das inscrições de cada temporada. Na última rodada do Global Flexo Innovation Awards (GFIA), que é patrocinado pela Miraclon, uma tendência perceptível identificada pelos jurados foi um reconhecimento crescente, por parte dos convertedores e proprietários de marcas, dos benefícios para a sustentabilidade, da economia de custos e da produtividade que a impressão com Extended Color Gamut (ECG) oferece. Nas palavras dos jurados, “a ECG oferece aos proprietários das marcas uma vantagem para atender às demandas atuais do mercado”.

Um excelente exemplo foi a inscrição conjunta de três empresas - a empresa de pré-impressão Bosisio, a gráfica de embalagens Celomat SA e a marca global de alimentos e bebidas Mondelez International (anteriormente conhecida como Kraft Foods), que ganhou um Gold Award por atender a três dos exigentes critérios da premiação: conversão do processo de rotogravura para flexografia, fluxo de trabalho de produção de impressão e compromisso com a impressão sustentável. Em um esforço colaborativo notável, a Bosisio e a Celomat demonstraram à Mondelez como as Kodak Flexcel NX Plates geraram resultados de ECG que aumentaram a produtividade da impressão e aceleraram o tempo de processamento, equiparando-se à rotogravura em termos de qualidade. Isso permitiu que a Mondelez atendesse à demanda predominante no mercado: uma maior variedade de SKUs produzidos em volumes menores.

Fundada em 1975, inicialmente para produzir cilindros de rotogravura, a Bosisio entrou no ramo de pré-impressão flexográfica em 1997. Em 2008, a empresa passou a fazer parte do Janoschka Group, um fornecedor global alemão de pré-impressão, embora os membros da segunda e terceira gerações da família Bosisio ainda estejam ativos na alta administração da empresa. Embalagens para alimentos convencionais, alimentos para animais, produtos de higiene pessoal e de limpeza são os principais mercados da empresa. Segundo o Eng. Nahuel Busto Rosati, gerente técnico da Bosisio, todos eles “são caracterizados por grandes campanhas que exigem a produção de vários designs, em diferentes substratos e produzidos por diversos convertedores. Portanto, estamos bem acostumados a colaborar”.

A Flexcel NX Technology impulsiona os volumes produzidos via flexo

Embora a Bosisio continue fornecendo cilindros de rotogravura, hoje a flexo representa cerca de 80% dos volumes. A mudança para a flexo acelerou após o investimento de 2013 em um Flexcel NX System, que produz mais de 90% das chapas flexográficas. “A Flexcel NX Technology é importante por vários motivos”, diz Rosati. “Além de oferecer benefícios na produção, como maior eficiência, estabilidade e consistência na impressão, ela nos ajuda a nos diferenciar de outras lojas”.

A Flexcel NX Technology também é a plataforma sobre a qual a Bosisio construiu uma reputação líder de mercado no gerenciamento de cores e ECG, áreas nas quais a empresa começou a trabalhar em 2017. Seu Departamento de Engenharia e Desenvolvimento identificou a ECG como uma “tecnologia de destaque” que também se encaixava perfeitamente nas capacidades do Flexcel NX System. Segundo Rosati, ela “oferece uma confiabilidade inigualável, uma cobertura de tinta de sólidos muito mais uniforme em comparação com chapas sem microtelas e uma definição das bordas dos pontos realmente incrível”.

A Bosisio trabalha com a Celomat há vários anos. Omar Bosisio, CEO, diz que o relacionamento com a Celomat “foi além do fornecimento de chapas finalizadas. Também temos uma grande sinergia por conta do suporte técnico”. Assim, em 2019, foi a opção natural da Celomat foi a Bosisio quando o seu cliente proprietário de marcas Mondelez buscou uma solução para as limitações da rotogravura evidenciadas pelas mudanças nas demandas no mercado de confeitaria, seu principal segmento. Omar Bosisio explica: “O mercado quer mais variedade de produtos em tiragens mais curtas, que gerem retornos mais rápidos, e custava muito caro para a Mondelez produzir em rotogravura, que é uma tecnologia muito lenta”.

Abordagem de vendas especializada voltada para ECG

A Bosisio e a Celomat acreditavam que a impressão flexo com ECG poderia ser a resposta e, quando surgiu a oportunidade com a Mondelez, a Bosisio já havia aperfeiçoado sua abordagem para demonstrar os benefícios da ECG para os convertedores e proprietários de marcas, vencendo as dúvidas iniciais. “Os convertedores, em especial, enxergam rapidamente o potencial da ECG”, explica Rosati. “Mas há uma resistência natural à mudança, por isso adotamos uma abordagem de vendas especializada para enfrentar esse desafio. Nosso Departamento de Engenharia e Desenvolvimento está envolvido e trabalhando em estreita colaboração com convertedores e marcas, fazendo apresentações, fornecendo amostras e até participando de reuniões internas dos clientes, caso solicitado”. Ele também reconhece o apoio prestado pela Miraclon: “Com a Miraclon, o suporte técnico é de primeira classe e todos os problemas são resolvidos prontamente e profissionalmente. Ela também desempenha seu papel em nos ajudar a manter e aumentar nossa base de clientes”.

A Bosisio e a Celomat usaram sua abordagem habitual na conversão das marcas da Mondelez da rotogravura para a flexo e, a princípio, logo encontraram resistências. “Eles se concentraram na qualidade da impressão”, lembra Vanina Tejeda, Técnica de Pré-impressão da Celomat, “em particular na questão da substituição de cores especiais por cores de processo reticular, o que implicava na perda da independência entre as imagens e as cores especiais. Sabíamos que com a Flexcel NX Technology isso não seria um problema”.

De 2019 em diante e culminando um ano depois, a Bosisio e a Celomat realizaram uma implementação cuidadosamente planejada e bem executada da flexo ECG. Rosati descreve como eles adotaram uma abordagem que analisava SKU por SKU, por vezes usando quatro ou cinco cores, dependendo do produto. “Primeiro, estabelecemos os dados espectrais de cada cor especial das amostras de rotogravura, depois usamos essas informações para converter cada uma em uma separação consistente de ECG de acordo com o perfil de cores da impressora da Celomat. A Mondelez ficou positivamente surpresa com a correspondência precisa entre as cores especiais da rotogravura e os resultados da flexo ECG e concordou em fazer um teste de impressão. Assim, convertemos 12 cores especiais em separações de ECG e agrupamos 12 produtos, que a Celomat imprimiu usando CMYKOGV + Branco”.

Expectativas excedidas

Quando os resultados foram apresentados à Mondelez em 2020, eles superaram as expectativas da marca. Vanina Tejeda diz: “Em termos de qualidade, que afinal era a base da resistência inicial da Mondelez, não ocorreram problemas e, em alguns aspectos, a flexo ECG superou a rotogravura: a Mondelez ficou muito satisfeita com os aprimoramentos nas transições de sombra e com o maior contraste nas fotos”.

Para tentar solucionar os outros problemas da rotogravura, a Mondelez estava enfrentando custos mais altos, flexibilidade reduzida a curto prazo e retornos mais lentos; a mudança para flexo e ECG gerou resultados espetaculares. Em um material que impressionou os jurados do GFIA, esses resultados foram amplamente documentados na inscrição para o prêmio. Destaques incluídos:

Economia no consumo de tinta: A Bosisio e a Celomat substituíram as cores especiais por sobreimpressão com mais cores do processo Pantone, pois carregar o anilox exigia menos tinta do que um cilindro de rotogravura.

Consumo de energia: Como a flexo consome menos energia do que a gravura, a economia no consumo de energia foi de 67% por cor.

Configuração de impressora: Durante do projeto, o tempo de preparação da impressora foi reduzido quando comparado com a rotogravura e a flexografia convencional, pois a padronização do processo da Celomat pela Bosisio e o gerenciamento preciso de cores resultava em menos tempo para atingir os objetivos de cores especiais (já que a ECG os substituiu por cores processadas). Isso também reduziu bastante o desperdício de substrato durante a preparação.

Tempo de processamento: Fazendo uma comparação reveladora entre flexo ECG e rotogravura, a inscrição contrastou as 35 chapas flexo necessárias para realizar os trabalhos com os 42 cilindros de gravura, reduzindo substancialmente o tempo de resposta. A inscrição também observou que as chapas foram entregues em uma van enquanto os cilindros precisariam de dois caminhões para o transporte, uma indicação clara da logística mais complexa da rotogravura.

Outras melhorias importantes ficaram aparentes na logística (a flexografia usa menos suprimentos e máquinas do que a rotogravura, que requer estoques maiores e peças de reposição) e na redução de resíduos em todo o processo da cadeia de valor: a produção com a rotogravura tende a consumir produtos químicos, espaço, transporte e substratos mais perigosos.

Os principais produtos usam flexo

O projeto inicial foi tão bem-sucedido que a Mondelez continuou migrando outras linhas de produtos da rotogravura para a flexografia, incluindo marcas conhecidas como Variedad e Oreo. Vanina Tejeda diz que a equipe está buscando novos desafios e acrescenta que “a divulgação internacional pela conquista do prêmio nos gerou perfil internacional, que usaremos para mirar em mais projetos no exterior”.

Ela também está confiante de que o endosso da Mondelez para a flexografia e a ECG fará com que mais marcas explorem a tecnologia e espera que, no início, as marcas premium e suas cadeias de suprimentos liderem esse movimento. “Acredito piamente que a maioria dos trabalhos pode ser impressa usando ECG, mas que grandes marcas migrarão naturalmente mais rápido, antes das marcas menores. Os benefícios (custo mais baixo, retorno mais rápido e produção mais sustentável) são fáceis de ver e estão disponíveis para o proveito de todos”.

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