Kodak

15° edição do Fórum Embalagem & Sustentabilidade discute sobre as tecnologias em torno do papel

24/10/2022 - 15:10

Evento realizado pelo Instituto de Embalagens debateu sobre embalagens de papel, papel-cartão e papel ondulado

Aconteceu, nos dias 28 e 29 de setembro, a 15° edição do Fórum Embalagem & Sustentabilidade, evento realizado pelo Instituto de Embalagens, que reuniu diversas empresas para abordar temas e soluções com menores impactos ambientais para a indústria de embalagens, como as de papel, papel-cartão e papel ondulado.

A Bobst, fabricante de equipamentos para indústrias de embalagens, contou com a apresentação de Tove Dahlström, gerente regional de Comunicação e Marketing para a América Latina. Ele compartilhou a jornada da empresa para soluções mais sustentáveis, com o propósito de reduzir o impacto ambiental das futuras máquinas de embalagens, evitando desperdícios na cadeia de produção.

A PepsiCo, do ramo de alimentos e bebidas, apresentou sua jornada de sustentabilidade, que visa a transformar a embalagem através de escolhas mais positivas. “É possível trabalhar na transformação do setor de embalagens, engajando e educando os consumidores", comentou Priscila Mazzarin, Global & Latam Packaging Sustainability sr. manager.

Por meio da Papirus, a logística reversa e a gestão de créditos de reciclagem foi outro tema debatido no fórum. “Economia circular é um recurso para regenerar a sociedade”, explicou Christian Kroes, gerente de Desenvolvimento de Produto. A novidade da Grendene é a nova embalagem 100% de papel kraft da Melissa. Ela foi apresentada por Carlos Barbosa, gerente de Sustentabilidade da companhia. “O ACV tem sido uma ferramenta utilizada na redução de impacto ambiental das embalagens”, comentou o gerente. Já a Suzano, produtora global de celulose, discutiu sobre suas soluções para o mercado. “71% da população já procura por embalagens recicladas”, contou Sergio Mota, gerente de marketing, da Suzano.

Em palestra realizada pela Klabin, produtora e exportadora de papel, André de Marco Bueno, gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos, apresentou as visões de presente e futuro em relação ao papel. “Nossa missão é levar a sustentabilidade da floresta à embalagem”, diz o gerente.

Por meio da Fabiana Araújo, gerente de marketing da Barilla, empresa do setor alimentício, foi apresentada a redução no impacto ambiental em decorrência da nova embalagem das massas. “Atingimos a marca de 126 mil kg de plástico poupado”, comenta Fabiana. As embalagens são feitas 100% de papel-cartão.

Sobre o Instituto de Embalagens

Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando ao seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto, a entidade já publicou 22 livros e realizou 100 cursos e 133 eventos, com a participação de 15.989 profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que melhores embalagens promovem um mundo melhor.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui