Kodak

Brasil marca presença em Frankfurt com grupo de 43 editoras

17/10/2008 - 00:10
Considerada o maior evento do livro no mundo, a Feira de Frankfurt reunirá mais de 7 mil expositores de 100 países. Organizadas pela Câmara Brasileira do Livro, editoras brasileiras vão em busca de compra e venda de direitos autorais, principal negócio da feira.

A Feira do Livro de Frankfurt – maior evento do mercado editorial no mundo – começou nesta quarta-feira (15) com a participação de 43 editoras brasileiras, em uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Fundação Biblioteca Nacional, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura e Embratur. Desse total, 20 empresas vão a Frankfurt por meio do convênio Brazil Rights, assinado em julho deste ano entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento segue até o próximo domingo (19).

O estande do Brasil na feira conta com uma área de 108 m2, onde estão expostos mais de 1.800 títulos e 6.400 exemplares. A participação de editoras brasileiras na Feira do Livro de Frankfurt é a primeira grande ação do convênio Brazil Rights para difusão do livro brasileiro no mercado internacional. O projeto prevê um conjunto de ações, entre elas a venda de direitos autorais, participação em feiras e eventos internacionais e programas de incentivo às exportações, como apresentação do mercado brasileiro para empresários e formadores de opinião estrangeiros.

A expectativa da CBL e da Apex-Brasil é aumentar a inserção do produto editorial brasileiro no mercado internacional vendendo 15% dos títulos apresentados para o exterior no primeiro ano do projeto e mais 20% no segundo ano, alcançando um total de até 80 títulos em dois anos.

Para a presidente da CBL, Rosely Boschini, a Feira de Frankfurt representa o primeiro passo para inserção do livro brasileiro no mercado internacional de uma maneira mais profissional. “Historicamente, as editoras brasileiras compram mais direitos autorais do que vendem. Entre outras propostas, o convênio com a Apex pretende modificar esse cenário, mostrando às empresas as melhores práticas de editoras internacionais na compra e venda de direitos”, explica Rosely.

Christiano Braga, gestor do projeto Brazil Rights, vê a Feira de Frankfurt como uma oportunidade de aprendizado para os editores brasileiros. “Frankfurt é uma vitrine mundial do mercado editorial e, pela primeira vez, as empresas locais irão organizadas com foco na venda de direitos autorais. Lá estarão presentes todos os mercados importantes para a entrada de conteúdo editorial brasileiro, seja literário, técnico-científico ou religioso”. Para o gestor da Apex, o projeto Brazil Rights visa justamente criar condições para que as editoras possam realizar parcerias para a distribuição do conteúdo nacional nesses mercados.

A Feira do Livro de Frankfurt é realizada desde 1949, atraindo anualmente mais de 7 mil expositores de 100 países. Na edição deste ano, serão lançados mais de 122 mil novos títulos e outros 280 mil que estão em catálogo. Como acontece em todas as edições, a organização escolhe um país-tema para homenagear. Este ano, a Turquia é a convidada especial.

O evento é promovido pela Associação Alemã de Editores e Livreiros (do alemão, Börsenverein des Deutschen Buchhandels) e tem como ponto forte a comercialização de direitos autorais. Para se ter uma idéia da importância deste segmento no evento, na última edição, houve um crescimento de 5% na venda de direitos autorais, enquanto que a feira como um todo cresceu 1,5%. O segmento é tão valorizado que a organização disponibiliza nove centros exclusivos para os profissionais do setor realizarem novos contatos e reuniões de negócios. Para esta edição, os organizadores estimam mais de 280 mil visitantes. Em comemoração ao 60o aniversário, a Feira ganhou um novo website, com histórias, fotos, vodcasts e podcasts (http://www.book-fair.com/anniversary/).

Pelo cronograma do projeto Brazil Rights, as editoras brasileiras vão estar presentes na Feira Internacional del Libro de Guadalajara, no México, entre 28 de novembro e 7 de dezembro de 2008, na Bologna Book Fair, em março de 2009, na Itália, e na London Book Fair, que acontece em Londres em abril do ano que vem. As empresas vão participar de duas edições de cada uma dessas feiras, com exceção da Feria Internacional del Libro de Madri, onde as editoras estarão apenas na próxima edição, em outubro de 2009.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui