Kodak

Produção industrial de SP deve crescer 1,3

17/10/2008 - 00:10
A indústria paulista deverá ter sua produção aumentada em 1,3% em setembro (com ajuste sazonal), em comparação com o mês de agosto, aponta o Sinalizador da Produção Industrial (SPI) de São Paulo, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mês anterior, o índice, que é elaborado em parceria com a AES Eletropaulo, diminuiu 2% frente a julho.

Segundo Paulo Picchetti, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, o indicador "ainda não reflete nenhum efeito da crise internacional de crédito, que recrudesceu nas últimas três semanas".

Para Picchetti, no atual cenário, é mais importante analisar o acumulado dos últimos doze meses, que evidenciam a tendência de crescimento. Em setembro, o índice, considerando os últimos doze meses, totalizou avanço de 8,9% na produção industrial paulista, percentual praticamente inalterado frente ao medido no mês anterior, que foi de 8,8%, para o mesmo intervalo.

O pesquisador ressalta, no entanto, uma tendência de desaceleração do ritmo de crescimento, perceptível há alguns meses, pela dinâmica econômica pré-crise internacional de crédito. "Já havia uma crise no mundo, não na intensidade adquirida nos últimos tempos, mas que refletia a queda de demanda de alguns produtos industrializados, e conseqüente queda de exportação desses produtos do Brasil para o exterior", explicou Picchetti. Ele salientou que internamente "havia o cenário resultante da volta do aumento do ciclo de juros, que já impactava negativamente a produção".

Levando em consideração o momento econômico atual, "é impossível quantificar o impacto que a crise internacional de crédito terá na produtividade aqui, mas é possível prever que este impacto será negativo, afetando o nível de atividade no futuro", afirmou o pesquisador. (Fonte: Gazeta Mercantil)

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui