Kodak

Ecossistema Viveo e Papirus vencem prêmio com embalagem sustentável

18/03/2024 - 10:03

Empresas foram destaque da 31ª edição do Prêmio Brasileiro de Embalagem concedido pela Embanews, projeto já evitou a emissão de 194 toneladas de CO2

A parceria entre a Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do País, e o Ecossistema Viveo, para a produção de uma embalagem sustentável para os produtos da marca Cremer, foi premiada na 31ª edição do Prêmio Brasileiro de Embalagem, na categoria sustentabilidade.

Produzida com o papelcartão Vitacycle®, cuja composição conta com 40% de aparas pós-consumo, a embalagem se destacou na subcategoria ‘Processo Sustentável para a Reciclabilidade dos Materiais, para Coleta Seletiva e para Reciclagem’.

"Este reconhecimento reafirma nosso compromisso em colaborar com os brand owners em suas iniciativas para atestar a sustentabilidade de todo o processo de fabricação das caixas”, afirma Christian Króes, gerente de Produto e Assistência Técnica da Papirus.

Na avaliação de Andryelle Mokarzel, Head de Marketing da Viveo e Lider do Comitê Produto Sustentável, a iniciativa fortalece a marca e a nos conecta, ainda mais, com os nossos consumidores. A empresa que completará 89 anos, em 2024, quer estar na vanguarda da sustentabilidade. “Acreditamos que pensar de forma integrada nos fortalece. Por isso, queremos crescer como uma Organização que não só é capaz de mitigar seus impactos negativos relacionados às emissões de gases de efeito estufa, mas, que gera impacto positivo no combate às mudanças climáticas por meio de uma estratégia robusta de ecoeficiência”, ressalta a executiva.

A embalagem integra o Programa Papirus Circular, que rastreia a origem da matéria-prima utilizada na fabricação do papelcartão e certifica o processo em termos de sustentabilidade, gerando também créditos de reciclagem para as marcas.

O projeto envolve a Gráfica Edelmann, responsável pela produção das embalagens, e a cleantech Polen. Parceira da Papirus que gera os créditos de reciclagem, a Polen é responsável por rastrear 100% das notas fiscais de entrada de material pós-consumo e disponibiliza todo o histórico da embalagem na landing page do projeto. Os dados são atualizados conforme a produção das embalagens e comprovam a origem dos resíduos que foram reciclados e transformados em matéria-prima para compor as embalagens do Grupo Viveo.

O projeto abrange também as marcas Bellacotton e Topz, além da Cremer, e, desde o seu início, há 16 meses, demandou mais de 328 toneladas de aparas pós-consumo para produzir o Cartão Vitacycle utilizado na fabricação das embalagens, volume suficiente para acondicionar 91.288,083 unidades.

Em termos de impacto real neste processo, foi evitada a emissão de mais de 194 toneladas de CO2 equivalente, o que representa aproximadamente 2.373 viagens de avião entre RJ e SP ou o funcionamento ininterrupto, por um ano, de 1.093 geladeiras.

O impacto positivo alcançado por esta iniciativa poder ser acompanhado em tempo real nesse link.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui