Kodak

Canon aprimora logística com identificação por radiofreqüência da Seal Sistemas

27/10/2008 - 00:10
Há 34 anos no Brasil e com mais de 200 funcionários diretos, a Canon é especializada em equipamentos e soluções de tecnologia de imagem nas linhas de impressão, controle e gerenciamento de documentos. A empresa também oferece um serviço especial de outsourcing para locar equipamentos aos clientes, conferindo vantagens e benefícios especiais e reduzindo custo e tempo de implantação.

No entanto, com o crescimento da demanda pelo outsourcing, a Canon passou a enfrentar dificuldades para o envio de equipamentos aos clientes. Para eliminar problemas relacionados ao controle sobre o serviço e para mantê-lo preciso e otimizado, a Canon precisava investir em uma tecnologia de ponta capaz de automatizar os processos logísticos, além de rastrear os equipamentos e acessórios locados que entram e saem do depósito sucessivamente.

Para atender a essas necessidades, a Canon optou pela tecnologia RFID (identificação por radiofreqüência). A Seal Sistemas, empresa que atua há mais de 20 anos no mercado de soluções dedicadas a processos de automação com código de barras, coletores de dados, redes sem fio e RFID, foi a responsável pela implantação da solução em parceria com a Motorola, fornecedora de hardware.

O RFID é baseado na identificação de equipamentos e acessórios com etiquetas inteligentes, cujos dados são capturados imediatamente por meio de portais ou coletores portáteis. A solução da Seal foi implantada dentro das especificações EPC (código eletrônico de produto), possibilitando a movimentação das máquinas no depósito e o controle de entrada e saída dos equipamentos.

Com a implantação do RFID, a Canon aprimorou o serviço de outsourcing e tornou mais eficiente o rastreamento de máquinas e componentes em seu depósito, proporcionando total precisão no envio dos equipamentos aos clientes. O maior controle sobre os serviços de outsourcing também simplificou o trabalho da multinacional, que conta com equipes especializadas para atendimento a pequenas, médias e grandes empresas, além de revendedores autorizados espalhados por todo o país.

“Com o uso da tecnologia de identificação por radiofreqüência, conseguimos agilizar o processo logístico com uma melhor visibilidade de cada etapa, detectando gargalos e dificuldades no processo de separação, montagem, revisão e despacho de cargas”, disse Adilson Soares Gomes, Gerente de TI da Canon. “A tecnologia RFID está amadurecendo, baixando seus custos e sendo utilizada em um conjunto cada vez maior de processos empresariais. As aplicações estão se proliferando, gerando grandes ganhos para toda a indústria e cadeia de suprimentos”, afirmou Wagner Bernardes, Diretor de Marketing e Vendas da Seal Sistemas.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui