Kodak

Embalagem com papelcartão Klabin é premiada

29/10/2008 - 00:10
Embalagem com papelcartão Klabin é premiada A embalagem da pizza para microondas da Sadia, desenvolvida pela Klabin, Brasilgrafica e Málaga, ficou em primeiro lugar no módulo “Tecnologia de Embalagem” durante a 8ª edição do Prêmio Abre de Design & Embalagem, o mais importante concurso de embalagens do Brasil.

A embalagem, considerada a melhor da categoria Alimentos, foi avaliada por um grupo de profissionais especializados nas mais diversas áreas. Além de considerar a inovação e a qualidade da embalagem em relação à sua estrutura e materiais, o júri levou em conta a ergonomia, funcionalidade, sistemas de abertura e fechamento, higiene, segurança, impressão e aproveitamento do produto.

Graças à parceria entre a Sadia, Klabin, Brasilgrafica e Málaga, as embalagens da pizza para microondas foram desenvolvidas com materiais de alta tecnologia. Além de garantirem praticidade e rapidez no preparo, as soluções mantêm o produto crocante, macio e saboroso.

A embalagem possui um prato de preparo laminado com filme poliéster, que acelera o aquecimento, mantém a crocância da massa e não altera as propriedades e o sabor do produto. Este revestimento, feito pela Málaga – indústria de metalização de cartões -, permite que a pizza vá direto do freezer ao microondas e fique pronta em apenas cinco minutos.

Nesta nova versão de pizza da Sadia foram utilizados o cartão SBS, para laminar o disco, e o KlaFold FZ para a embalagem final do produto. O SBS é um cartão branco produzido a partir de fibras virgens branqueadas que garantem a pureza e não interferem com as características organolépticas do alimento embalado. O papelcartão SBS é o único no Brasil a obter essas características, assim como a tecnologia susceptor, um processo pioneiro da Málaga que converter a energia das microondas em energia térmica.

Para a embalagem final, o cartão utilizado foi o KlaFold FZ feito de um mix de fibras curtas e longas que conferem melhores resultados visuais e mecânicos às embalagens. Outro atributo do cartão é a sua resistência à umidade, característica fundamental para que o produto chegue ao consumidor em perfeito estado, já que não amassa. “Além disso, o cartão da Klabin possui ótima printabilidade, pois tem em sua composição fibras curtas de eucalipto”, completa Célio Magalhães, gerente de marketing da Brasilgrafica, empresa responsável pelo desenvolvimento, pela impressão e o acabamento final da embalagem.

Todos os cartões produzidos pela Klabin estão em conformidade com as normas mais exigentes para materiais de embalagem em contato direto com alimentos como a agência americana – FDA (Food and Drug Administration) – e instituto federal alemão – BfR (Bundesinstitut für Risikobewertung). Essa conformidade é atestada pelo renomado instituto independente ISEGA, da Alemanha. Além da qualidade, os clientes da Klabin podem contar com papéis e cartões certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), em português Conselho de Manejo Florestal. Todas as unidades de papéis e cartões para embalagens da companhia possuem o selo FSC, atestando que o manejo florestal e o processo de fabricação de papéis ocorrem de forma sustentável, com rastreabilidade da matérias primas em todas as etapas da produção.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui