Kodak

Henkel aumenta faturamento na América Latina e faz projeções para 2012

10/11/2008 - 00:11
Companhia de bens de consumo e industriais planeja um lucro mundial de 14% para 2012.

No terceiro trimestre de 2008, a Henkel, detentora das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite e Schwarzkopf, teve um aumento de 12% no seu faturamento global, que atingiu € 3,76 bilhões. Este aumento foi atribuído ao significativo crescimento orgânico de todos os setores de negócios e à aquisição dos negócios de adesivos industriais e eletrônicos da National Starch.

O faturamento da região da América Latina aumentou 12,4%, com contribuição de todos os setores de negócios. Após ajustes de câmbio, o crescimento foi de 24,8% e atingiu € 215 milhões. Nas regiões de crescimento do Leste Europeu, África, Oriente Médio, América Latina e Ásia (com exceção do Japão), o faturamento aumentou em 24% para € 1,44 bilhão, o que corresponde a 39% do faturamento global. Após ajustes de câmbio, o faturamento aumentou em 27,6%.

A margem EBIT global totalizou 5,1%, enquanto a margem EBIT ajustada foi reduzida de 11% para 10,4%. Isto ocorreu em virtude dos aumentos de preços de matérias-primas nos setores de negócios de Lavanderia e Cuidados Domésticos, e Tecnologias em Adesivos.

O lucro operacional (EBIT) foi influenciado, mais uma vez no terceiro trimestre, pelas despesas com reestruturação, que somaram € 181 milhões, comparadas a € 9 milhões no mesmo trimestre do ano anterior. Isso se deve principalmente ao programa global de aprimoramento da eficiência e à integração dos negócios da National Starch. Como resultado, o EBIT diminuiu para € 191 milhões. Por outro lado, o lucro operacional, ajustado em relação a custos com reestruturação, ganhos e despesas únicas (“EBIT ajustado”), aumentou de € 368 milhões para € 391 milhões (+ 6,3 %).

“Apesar das condições continuamente desafiadoras de mercado, mais uma vez, nós conseguimos gerar um aumento orgânico no faturamento no terceiro trimestre”, disse o presidente mundial da Henkel, Kasper Rorsted. “Todos os nossos setores de negócios contribuíram para este crescimento, cada um com um desempenho superior em relação a seus mercados relevantes. A integração dos negócios da National Starch, que teve uma participação importante no aumento do faturamento total, continua de acordo com a programação”.

As metas da Henkel para 2012 pressupõem o estabelecimento de prioridades estratégicas, para agilizar o crescimento lucrativo da companhia. A Henkel definiu uma série de medidas para alcançar um nível substancialmente maior de utilização de seu potencial de negócios. Dentro deste contexto, o gerenciamento de portfólio e marcas, inovações e melhorias na eficiência têm um papel importante. Há também uma previsão para uma participação significativa da integração dos negócios da National Starch e da implementação do programa global de aprimoramento da eficiência, lançado em fevereiro deste ano.

Além disso, a Henkel pretende também focar ainda mais em seus clientes, estabelecendo contatos diretos e desenvolvendo estratégias conjuntas. Isso também envolverá a expansão de serviços de valor agregado e o aproveitamento das capacidades da Henkel para satisfazer às necessidades dos clientes.

Outro fator importante para o sucesso futuro da Henkel está no desenvolvimento contínuo de seus mais de 55.000 funcionários em todo o mundo. A Henkel focará no crescimento de sua orientação em relação ao desempenho e na abordagem em relação à diversidade, como uma vantagem competitiva.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui