Kodak

Santa Catarina opera a primeira Heidelberg Speedmaster XL 105 oito cores e verniz da América Latina

14/11/2008 - 00:11
Em cerimônia que contou com a presença do presidente mundial da Heidelberg e do presidente da América do Sul, a 43 SA Gráfica inaugurou sua Speedmaster XL 105 com oito cores e verniz em linha.

Especializada na fabricação de embalagens para a indústria alimentícia, cosmética e bebidas, além de rótulos, a 43 foi fundada em 1947 e hoje conta com cinco sócios principais, Alrun Germer, Marcos Luis Germer, Marlo Germer, João Rolf Wirth e Altamiro Jaime Buerger.

A empresa adquiriu a primeira impressora offset Heidelberg em 1979, uma Speedmaster SM 102 bicolor. Segundo Marlo Germer, um dos sócios da empresa, foi o motivo principal para a gráfica ter se tornado um cliente fiel da Heidelberg desde então “Esta impressora teve um bom desempenho na empresa. Tinha torres de impressão independentes, era mais fácil de trabalhar e produzia com grande qualidade, o que agradou muito os nossos impressores”, diz.

Ao longo dos anos, a 43 investiu em outras oito impressoras Heidelberg, duas Speedmaster SM 102 e cinco Speedmaster CD 102. Em 2008, a gráfica investiu em uma Speedmaster XL 105 com oito cores e verniz, cuja inauguração foi o motivo da festa para os funcionários da empresa e teve a presença de Dieter Brandt, presidente da Heidelberg para a América do Sul e Bernhard Schreier, CEO da Heidelberg Mundial, que estava no País por conta das comemorações de 10 anos da Heidelberg do Brasil. Durante a comemoração foi produzido um trabalho e Schreier assinou junto com Marlo Germer, sócio da gráfica, a primeira folha “boa” rodada pela impressora.

“Sempre procuramos adquirir o equipamento mais moderno, tanto em termos de tecnologia quanto de impressão gráfica, e a XL 105 atende a esse quesito”, continua Marlo. A decisão por uma impressora oito cores sem reversão e verniz em linha teve uma função estratégica dentro da empresa para darmos mais opções aos clientes. “O verniz já é uma condição básica, porque todas as embalagens precisam de, no mínimo, um verniz de proteção. Fazemos constantemente trabalhos com sete cores e vemos o uso crescente de Pantones especiais nos trabalhos. Com uma oito cores, podemos combinar na mesma folha dois trabalhos diferentes ao mesmo tempo. Dois sabores de um alimento, por exemplo, que necessitam de duas cores especiais”, diz.

A nova máquina vai trazer outras vantagens de produtividade. Além de alcançar uma velocidade de 18 mil folhas por hora, a impressora conta com o Autopile, um sistema de logística que possibilita a alimentação de papel totalmente automática. Além disso, o papel é maior, podendo acomodar mais trabalhos ou mesmo trabalhos com dimensões maiores.

Alguns acessórios importantes também ajudam a reduzir o tempo de acerto. Exemplos disso são: o Auto Plate Advanced para rápida troca de chapas de impressão; o Intellistart, para troca de trabalhos de maneira inteligente e mais eficiente e a lavagem simultânea de blanquetas e cilindros de contrapressão. “Hoje temos a produtividade e a qualidade de uma máquina de ponta. Isso vai elevar ainda mais o nível da gráfica”, conclui Marlo.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui