Kodak

Pesquisa aponta que o maior efeito da crise internacional sobre os negócios na indústria gráfica foi o aumento do custo de insumos

25/11/2008 - 00:11
Pesquisa realizada em outubro pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) com 44 empresas do setor, que, juntas, empregam mais de três mil trabalhadores, nos segmentos editorial, embalagens, envelopes, impressos comerciais e promocionais, formulários e outros, aponta que o maior efeito sobre os negócios na área devido à crise internacional foi o aumento do custo de insumos, como papel e tintas. De acordo com o trabalho, como os preços desses insumos são fixados em dólares, o reflexo maior origina-se a partir da desvalorização do real, nem tanto da turbulência econômica.

O cancelamento das vendas no mercado interno foi o segundo item mais abordado. Os cancelamentos de pedidos mais expressivos têm ocorrido no segmento promocional, segundo o documento, e decorrem do enxugamento dos gastos com marketing nas empresas anunciantes.

Já nos demais segmentos, as gráficas não sentiram mudanças em seus negócios. Algumas reclamam da dificuldade de acesso e dos elevados custos de crédito.

Sobre os planos para o futuro, todas se mostram cautelosas. A reavaliação dos projetos de expansão aparece em primeiro na pesquisa, seguido da postergação dos investimentos. A paralisação de novas contratações e mesmo a possibilidade de demitir no futuro também são opções mencionadas, de acordo com a pesquisa.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui