Kodak

Nobre Embalagens mostra a força Ryobi

23/01/2009 - 00:01
No dia 5 de dezembro, as portas da gráfica Nobre Embalagem, do Rio de Janeiro, foram abertas para receber o que diretor da empresa, Luiz Paulo Ramos Martins, classificou como “concorrência ética”. À pedido da MAN Ferrostaal, a Nobre recebeu gráficos de todo o País para apresentar as possibilidades de impressão da Ryobi 755, provando que esta fabricante está mais do que preparada para atender ao segmento de cartonagem.

O diretor da Nobre Embalagem, Luiz Paulo Ramos Martins, definiu muito bem a visita de mais de 50 gráficos do Brasil em sua empresa para a apreciação da Ryobi 755: “encaramos uma concorrência ética. É esta boa concorrência que faz com que sejamos cada vez melhores. Caso contrário, nos acomodaríamos”, disse. Segundo ele, o fato de ser avaliado por outros gráficos e de obter a aprovação destes profissionais – que sempre terão um olhar mais técnico e criterioso – é uma honra. “E passamos com louvor por esta avaliação.”

A Nobre Embalagem adquiriu a Ryobi 755 há cerca de um ano e oito meses e a satisfação com o equipamento foi compartilhada durante o evento. “Muitos convidados vinham perguntar se tínhamos problemas elétricos ou mecânicos com a máquina”, recorda-se Luiz Paulo. “É normal este tipo de dúvida porque ainda está no inconsciente das pessoas que atuam neste setor, que impressora para embalagem deve ser necessariamente alemã. “Mas este pensamento já está caindo por terra.” Como a primeira gráfica do País a produzir embalagens em uma Ryobi, a equipe da Nobre pôde dar seu testemunho e desmistificar esta crença. “Muitos ainda têm dúvidas em relação à qualidade, produtividade, ganhos e acerto.”

Mas como contra fatos não há argumentos, para responder a estas questões, a Ryobi 755 foi colocada para mostrar serviço. E arrasou. Quando o primeiro trabalho saiu, a combinação de vernizes (óleo / água) em linha trouxe um resultado rápido e surpreendente para a grande maioria. “Os visitantes se aglomeraram na saída da máquina, fotografaram, trocaram o trabalho de mãos buscando, em vão, algum defeito”, conta Luiz Paulo. “Estavam espantados com a qualidade, com o brilho que parecia ter sido feito com UV.” Segundo o diretor, alguns chegaram a cronometrar o tempo e diziam: “foram dez minutos entre a entrada do trabalho e a primeira folha boa”. Durante a demonstração, a Ryobi 755 rodou serviços no papel-cartão, couché e também no cartão reciclado, o que criou um resultado diferenciado bem interessante, segundo a audiência.

O diretor admite que não há como não ficar orgulhoso com este tipo de resultado. “Ter passado por este teste é a comprovação de que tomamos a melhor decisão”, define. “Isso porque, quando optamos pela marca, a máquina era uma novidade para o mercado de embalagens. E toda novidade gera certa insegurança. Mas confiamos porque por traz da Ryobi está a MAN Ferrostaal. Este fato nos deu a certeza de que podíamos nos lançar.”

As cinco cores da Ryobi 755 fez com que a Nobre Embalagem pudesse atingir outros mercados. “O verniz em linha nos deu a oportunidade de oferecer agilidade e preço aos clientes, otimizando a produtividade da gráfica entre 20 e 30%.” A robustez do equipamento também é citada por Luiz Paulo. Segundo o diretor, a máquina nunca parou de trabalhar por necessidade de manutenção ou por problemas elétricos. “Não temos climatizadores, mas ela não altera sua produtividade com temperaturas ambientes mais altas.”

A Nobre Embalagem começou sua trajetória com Pedro Paulo Martins, pai de Luiz Paulo, em 1963. Atuando há cerca de dez anos como gráfica de embalagens, a empresa hoje é gerida pelos irmãos Pedro Paulo Martins Filho e Antônio Paulo Ramos Martins, além de Luiz Paulo. A terceira geração da família também começa seu envolvimento com as artes gráficas, representada por Pedro Paulo Martins Neto, que foi o gestor deste bem-sucedido evento.

Desde sempre, a maior preocupação da empresa foram os clientes. “A satisfação dos nossos clientes com os trabalhos da Ryobi foi nosso principal incentivo”, ressalta Luiz Paulo. Mas a coroação desta bem-sucedida empreitada veio agora, com o aval dos profissionais do mercado aplaudindo de pé a Nobre Embalagem.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui