Revista Graphprint - Edição 190
GRAPHPRINT Mar/Abr 2019 17 Quando abrimos o noticiários, indepen- dentemente da plataforma utilizada (mas torcemos para ser o meio impresso) logo de cara encontramos informações positivas de uma forma geral. Vejamos, por exemplo, a expectativa de alta no Índice de Inten- ção de Consumo das Famílias (ICF) que é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). De acordo com a pesquisa, a segunda maior elevação foi do item Perspectiva de consu- mo que, em dezembro, cresceu 8,9% na comparação anual e 15,1% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 100,9 pontos. Segundo a FecomercioSP, os aumentos da intenção de consumo e de bens duráveis estão relacionados à melhora da renda e do crédito. Com isso, novas empresas estão surgindo e desenvolvendo novidades para diferentes mercados. Note que o país fechou 2018 com 2.534.785 de novas empresas forma- lizadas e bateu recorde histórico desde o início da série, em 2010, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Na comparação com 2017 (2.202.622), o aumento foi de 15,1%. Do número total de novos empreendimentos no ano passado, os MEIs representam a maioria (81,4%) e por segmento, os Servi- ços de Alimentação predominam (8,2%). Em 2018, todas as regiões brasileiras ti- veram crescimento em seus respectivos índices de nascimento de empresas, mas o Sudeste (17,0%) puxou o recorde nacio- nal, seguido pelo Sul (15,4%), Nordeste (13,5%), Centro-Oeste (12,9%) e Norte (3,1%). O ranking estadual teve como destaque o Distrito Federal, que respon- deu pelo maior crescimento (21,7%) em 2018, na comparação com 2017 - embora represente 2,0% dos novos CNPJs criados no país no ano passado. ALTERAÇÕES DE CENÁRIOS Antes de mergulhar no tema dessa pauta, que é impressão offset de pequenos forma- tos, convidamos o leitor ou a leitora para tentar entender as alterações que o merca- do de consumo vem passando. Sim, trata- -se de uma relação de geração mesmo. O pessoal que nasceu após 1997, quando a internet já era realidade e a economia ca- minhava para a recuperação, são chamados de Centennials e têm uma relação com- pletamente diferente com o consumo na comparação com as demais gerações. De acordo com o estudo Centennials aos 21, elaborado pela Kantar, essa parcela da população já representa 32% da popula- ção brasileira, tornando-se uma potência econômica. Os Centennials buscam opor- tunidades para ter novas experiências em suas vidas. E quando falamos de experiência, ela é di- ferente da que estamos acostumados. São pop-ups stores, edições limitadas e con- teúdos exclusivos que se destacam - com 56% dos consumidores mais jovens afir- mando que priorizam experiências acima das posses materiais. Ou seja, as marcas terão de buscar novas oportunidades para encontrar crescimento impulsionado pela experiência, muito diferente das suas ofer- tas históricas de produtos. A análise da Kantar revela que os Cen- tennials apostarão mais em canais alter- nativos, e que vem crescendo nos últimos anos, como atacarejos, lojas de desconto e o próprio e-commerce. E, certamente, essas alterações impactam ou impactarão o mercado de impressão que precisa se mover mais rápido para in- teragir com novos públicos. “O mercado de pequenas tiragens mudou radicalmente quando o conceito W2P foi desenvolvido e estabelecido. Hoje em dia, existe esta tendência em todos os segmentos. Em conjunto com o comportamento do con- sumidor, que cada vez mais prefere reali- zar suas compras via Internet, em casa, foi iniciada uma mudança que revolucionou Philipp Fries, gerente de produto da Heidelberg: “Em conjunto com o comportamento do consumidor, que cada vez mais prefere realizar suas compras via Internet, em casa, foi iniciada uma mudança que revolucionou o ramo gráfico. Várias gráficas no Brasil já praticam este conceito com muito sucesso e estamos sentindo, a cada ano, um crescimento significativo. O perfil destas gráficas é completamente diferente comparado às gráficas tradicionais e a Heidelberg tem soluções perfeitas para todos os segmentos.”
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