Revista Graphprint - Edição 190
GRAPHPRINT Mar/Abr 2019 19 çamentos na área de acabamento. Nossos conceitos atendem todo o ramo gráfico, temos soluções específicas para embala- gem, editorial e comercial”, fala Fries. Magno destaca os sistemas SPL e Direc- tDrive “que possibilitam as trocas das cha- pas em nossos equipamentos em paralelo às lavagens, reduzindo substancialmente o tempo de acerto.” Na visão de Faria, todos os players pro- curam respostas para a mesma pergunta: “Como atender a demanda por tiragens cada vez menores, proliferação de SKUs, personalização, testes de mercado, cus- tomização em massa sem que o custo de impressão seja exorbitante? A Koenig & Bauer traz sua experiência bicentenária na fabricação de máquinas potentes e velozes aliada a uma renovação da mentalidade com foco em criatividade e flexibilidade”, acrescenta o executivo. PEQUENAS TIRAGENS NO MERCADO DE EMBALAGENS Não, você não está entendendo errado. Sim, já há sinergia absoluta entre peque- nas tiragens e impressão de embalagens “Já é uma realidade. Ainda há muito que ser explorado dentro do segmento de emba- lagens e para isso é necessário uma atua- lização de nossos parques gráficos para que possamos atender as demandas de pequenas tiragens com excelência, curto prazo de tempo. É claro com a qualidade de impressão que só uma impressora offset é capaz de oferecer”, fala Marin. Como o cenário do ramo gráfico mudou, o segmento de embalagens também foi re- novado. “Existe um segmento de pequenas tiragem de embalagens que está ficando cada vez mais importante. O consumi- dor mudou, isso se nota, por exemplo, na necessidade de oferecer grandes variações de um produto que necessita várias em- balagens diferentes ou simplesmente no consumo consciente. Nós, da Heidelberg, estamos sentindo que o foco dos nossos clientes está em processos automatizados para diminuir tempo de setup e na troca de cor. Também controles de qualidade automatizados são obrigatórios, para aten- der os novos requisitos dos clientes do grá- fico”, detalha Fries. Magno detecta que há uma corrida cons- tante por lançamentos em todos os seg- mentos que utilizam embalagens carto- nadas. “Como mudança de leiaute, mais cores, maior variedade do mesmo produto que possuem tiragens menores”, destaca. Faria lembra que a Koenig & Bauer tem clientes competitivos (com 2 ou 3 máqui- nas de formato pequeno B2) focadas nes- sas demandas. NOVIDADES Já faz tempo que pequenas tiragens se tor- nou um assunto discutido no ramo gráfi- co. “O que pesa, no final do dia, é o tempo que o produto necessita para ser entregue ao cliente. Podemos solucionar este ce- nário se analisarmos o fluxo de produção entre os processos da gráfica e pudermos oferecer soluções integradas, que conse- guem fazer com que o produto finalizado será entregue com qualidade. Estamos fo- cando muito neste conceito de integração, que inclui as máquinas impressoras através de soluções inteligentes”, pontua Fries. A Komori lançou a impressora offset Li- throne G37. “É um equipamento compac- to e de alta performance que pode produ- zir em formato A1. A máquina oferece 640 x 940 mm de tamanho máximo de folha (melhor aproveitamento de folha incluin- do a barra de controle de cor) que pode acomodar uma ampla gama de necessi- dades de impressão, rodando 16 páginas por folha. Com a capacidade de imprimir folhas de até 940mm de largura, essa má- quina é capaz de atender às exigências dos segmentos editoriais e também de impres- sos comerciais”, explica Marin. Na versão com verniz, continua Marin, a máquina da Komori oferece alto custo benefício para gráficas que estão atuando com máquinas meia folha e pretendem migrar para o segmento de embalagens. Alexandre Magno, representante comercial da manroland do Brasil: “As pequenas tiragens são uma realidade que vieram para ficar e aos poucos estão crescendo. O volume pode até não crescer substancialmente, mas há uma tendência de maior fracionamento dos trabalhos.”
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