Revista Graphprint - Edição 190
Embalagem GRAPHPRINT Mar/Abr 2019 32 Produção embalagens cresce 2,5% em 2018 E a expectativa é positiva para os próximos anos A Associação Brasileira de Embala- gem (Abre) apresentou uma versão ampliada do seu Estudo Abre Macro- econômico e de Tendências, abordan- do, além das perspectivas de desempe- nho da indústria de embalagens, um olhar para as principais categorias de bens de consumo no Brasil. O estudo dá continuidade ao acompa- nhamento elaborado pela Abre e FGV nos últimos 20 anos, que a partir de agora será elaborado em parceria com a Euromonitor International. A nova reformulação do estudo contará com a atualização dos dados macroeconô- micos do setor de embalagens (fatu- ramento, produção física, balança co- mercial, etc.) com a complementação das principais tendências e impulsio- nadores sobre os principais setores de bens de consumo. O evento de lançamento aconteceu recentemente em São Paulo e con- tou com o patrocínio diamante da Braskem e da Velcro. O estudo tam- bém contou com o apoio da Bemis, Brasilata, Braskem, CBA, DuPont, Dow, Terphane e Velcro. O Estudo Abre Macroeconômico e de Tendências foi apresentado pela An- gélica Salado, Analista Sênior da Eu- romonitor. O estudo demonstrou que o valor bruto da produção de embalagens em 2018 movimentou um total de R$ 78,5 bilhões, um crescimento de 10,4% em relação a 2017, sendo que plásticos, embalagens celulósicas e metálicas representam aproxima- damente 90% do montante total. A produção física cresceu 2,5% e todas as categorias apresentaram crescimento, com destaque para embalagens de madeira e têxteis. O nível de emprego na indústria atingiu 219 mil postos de trabalho em dezembro de 2018, contingente que é 0,41% superior em comparação com o mesmo período do ano anterior. As exportações movimentaram um total de US$ 573,3 milhões, um crescimento de 7% em relação ao ano de 2017. Já as importações também apresentaram crescimento, movi- mentando um total de US$ 607,7 milhões. Para analisar as tendências de embalagens por categorias, foi utilizada a base de dados Passport da Euromonitor, que inclui as embalagens primá- rias do varejo de alimentos processados, bebidas, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de cuidados pessoais e alimentos para pets. Esta base
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