Revista Graphprint - Edição 156 - page 29

GRAPHPRINT JULHO15
Equipamentos para impressão digital
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Agfa
“Bom, podemos afirmar que a tecnologia de impressão predominante no Brasil ainda é a de tinta solvente devido ao baixo custo e
ofertadeequipamentose insumos.Massemdúvidaalgumaquea tecnologiaquemaiscresceemaisgerabenefícios,comoaplicação
e sustentabilidade, éa tecnologiaUV. OUV tempermitidouma impressãodiretaemumagamade substratosmuitomaior. Háaindao
importante apelo ecológico, que possibilita ao bureau ou à gráfica o atendimento de novos nichos demercado e produtos impressos
diferenciados, conduzindo-osaosprojetosenãoaometroquadrado impresso.Temosobtidoumaaceitaçãograndedomercadográfi-
co tradicional quebuscadiferenciaçãoe já temaAgfa comoumamarcapremium, com fábrica local,maior estruturadeatendimento
e serviços domercado. Enfim, umamarca confiável commais de 145 anos de tradição e inovação”, destacaSousa.
HP
“Em termos de número de impressoras, seguramente a tecnologiamais fre-
quente no mercado é a tecnologia baseada em toner, afinal existe desde os
anos 50eestáplenamentemadura, apesar depossuir algumas limitações em
termosdequalidade,flexibilidadedeaplicações, velocidadee, por final, custo.
AHPdomina tambémessa tecnologiabaseadaem toner,masacreditamosque
nossas outras tecnologias, as mais recentes, têm um potencial de mercado
aindamaior. As tecnologias HP Indigo (Electro Ink) e HP jato de tinta térmico
têm um parque de impressoras instaladas crescente e, juntas, já imprimem
alguns bilhões de páginas no Brasil emuitomais em todo omundo. Elas são
nossas apostas para omomento atual e para o futuro”, analisaCristo.
Kodak (inkjet)
“A tecnologiamais comum emais usada é aDOD (Drop onDemand). AKodak
está um passo adiante, pois utiliza a Stream Technology, que permite imprimir em alta velocidade, com alta qualidade (comparável
à offset) num padrão 5 vezes superior à tecnologia DOD, levando em conta amelhor combinação entre resolução e velocidade”, diz
Massaro.
Kodak (sistema de toner eletrofotográfico)
“Omercado é bastante vasto e demanda diferentes tecnologias. Nomercado comercial predomina a impressão eletrofotográfica, e
nomercado editorial, a tecnologia inkjet. Isso porque as duas tecnologias têm diferentes características de resolução, velocidade e
custos, o que as tornammais apropriadas para seus respectivosmercados”, observa Zucchino.
KonicaMinolta
“Toner. Porém, dentrodesseuniverso, há variáveis. Por exemplo, aKonicaMinoltaprocura sediferenciar pelaofertadeuma tecnolo-
gia única e patenteada de toner chamada Simitri HD, que permite fusão com o papel a baixas temperaturas, e, portanto, está sujeita
a variaçõesmenores (fruto do aquecimento damídia) e traz maior qualidade. Nosso sistema de gerenciamento de cores ligado ao
processo de impressão é outro diferencial; graças a ele, o gamut obtido pelas impressoras bizhub é incomparável”, contaArakaki.
Ricoh
“A tecnologia predominante é a tecnologia laser e jato de tinta colorida. ARicoh entende que ainda tem um grandemercado para o
desenvolvimentoda tecnologiaa laser paraomercado transacional epromocional emigraçãoparao transpromo,ondea jatode tinta
possui uma lucratividade neste segmento. Há ainda a introdução para omercado editorial”, detecta Lopes.
GRAPHPRINT:Qualatecnologiade impressãopredominantenestemercado?
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