Revista Graphprint - Edição 186

3 GRAPHPRINT Jul/Ago 2018 Enquanto o mundo gira, a Lusitana roda. Vai me dizer que você nunca leu essa frase? É mais famosa do que muitas campanhas publicitárias que consumiram rios de dinheiro e não conseguiram entrar no cotidiano das pessoas. Por falar em entrar no cotidiano das pessoas, remeto o texto diretamente ao Google. Recentemente a famigerada ferramenta abriu mais detalhes sobre como Duplex - a versão da Assistente capaz de marcar uma hora num restaurante -, vai funcionar (sem previsão para começar). Sim, você nem vai precisar mais marcar hora no restaurante. A tecnologia agenda por você. Bacana ou não, eis a questão!? A nova onda de combate ao plástico ganha contornos mundiais. Ninguém mais aguenta tanto lixo e a nova guerra de canudos está chegando. A Tetra Pak já trabalha para lançar canudos de papel adequados às suas embalagens cartonadas para porções individuais. A meta da companhia é apresentar os novos canudos até o final do ano. Vancouver já é primeira grande cidade do Canadá a banir de seus comércios canudos de plástico e embalagens térmicas descartáveis à base de espuma de poliestireno (isopor). A decisão faz parte da estratégia Zero Waste 2040, uma proposta de redução de descarte e desperdício de todo tipo de material na cidade. É meu amigo (a), o mundo não para de se reinventar. Na Holanda, a organização Iamsterdam, a empresa de design Explicit Wear e a de sustentabilidade Gumdrop se uniram para criar um tênis feito com goma de mascar reciclada. Os chicletes foram retirados das ruas de Amsterdã. Um mapa da cidade foi moldado no fundo das solas para mostrar a questão do lixo. Por aqui, no Brasil, ainda temos muito trabalho para fazer. Mas falta combustível. Em todos os sentidos! Recentemente, tive o prazer de ver o documentário de Francesco Civita, “Para gostar de Ler”, que mostra que no ranking mundial de índice de leitura, o Brasil ocupa a 59ª posição dentre 70 países. Sim, apenas 1 em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura. O lado bom dessa história é que uma criança que tem uma família que lê para ela, chega aos 5 anos de idade com 6.000 palavras a mais que aquela que não tem. Logo essa estatística de baixo índice de leitura pode ser alterada rapidamente. Basta apenas e tão somente da sua ajuda. Por fim, mas não menos importante fica registrado aqui o quanto o mundo dá voltas e voltas. São estas mexidas que fazem com que as pessoas - e consequentemente as empresas - criem novos cenários. Você pode gostar ou não gostar, mas é verdade que hoje temos mais condições de dizer sim ou não com dados e informações bem mais concretas do que antigamente. Ok, você pode estar pensando: será que todas estas informações têm sentido com o meio gráfico? Será que a ferramenta do Google ou a sola feita de chiclete já mastigado poderão ajudar a minha gráfica daqui em diante. Eu respondo: - Não sei! O que sei é que o mundo está girando e que a sua gráfica precisa girar também. Disso eu não tenho dúvidas. Afinal quem é do mar não enjoa. Saudações Graphprintenses! Fábio Sabbag Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto (agnelo@agneloeditora.com.br) Diretora Financeira Samantha de Barros (samantha@agneloeditora.com.br ) Publicidade Érica Brandão (erica@agneloeditora.com.br ) Editor chefe Marcos Mila (MTb 26.418) (marcos@agneloeditora.com.br ) Editor Fabio Sabbag (MTb 66.400) (fabio@agneloeditora.com.br ) Edição de Arte e Diagramação Geraldo de Oliveira (geraldo@agneloeditora.com.br) Editor de Fotografias Yuri Zoubaref (fotografia@agneloeditora.com.br ) Gerente de TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral (eduardo@agneloeditora.com.br ) Mailing e Assinaturas Fernando Clarindo (fclarindo@agneloeditora.com.br Impressão miolo e Acabamento Gráfica GRASS Rua José Tobias Santos, 37 A CEP 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel 55 11 3837-7979 graphprint@agneloeditora.com.br Ano 21 • Jul/Ago • Nº 186 GRAPHPRINT é uma publicação bimestral da AGNELO EDITORA E COMÉRCIO LTDA. Cir­ culação Nacional. Dirigida às indústrias gráficas, de embalagens, fotolitos e bureaus, editoras, agências de publicidade, fornecedores, univer­ sidades, escolas técnicas, consulados, órgãos governamentais e entidades de classe. Editorial Gira-gira AGNELOEDITORA REVISTAGRAPHPRINT ANOXXI -Nº186 - JUL/AGO2018 CAPAGRAPH 186 JULAGO.indd 1 27/08/2018 15:29:16

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=