Revista Graphprint - Edição 187

3 GRAPHPRINT Set/Out 2018 É, não teve jeito. A Inteligência Artificial chegou e seu negócio pode prosperar com ela. Veja o exemplo do mercado de chatbots - robôs que utilizam os recursos de inteligência artificial para interagir com os humanos. No Brasil, o Chatbox, robô de atendimento criado para o mercado imobiliário, atingiu, em menos de um ano, uma marca invejável: R$ 100 milhões em vendas de imóveis. Como funciona? Na teoria é simples: a ferramenta/robô é um atendente virtual, que entrevista previamente o cliente e consegue, graças ao recurso de inteligência artificial, entender sua intenção de compra. Depois, evidente, entra em cena a figura humana do corretor de imóveis que já possui o chamado receber o chamado lead enriquecido, que nada mais é do que informações primordiais em mão. Transportando para o nosso ambiente, seria algo como a geração - e consequente absorção - de dados variáveis. É um transpromo pragmático. O Chatbox no mercado imobiliário, que entrou em fase de pré-lançamento em setembro do ano passado, já é utilizado por mais de 30 empresas, tendo gerado mais de 5.000 atendimentos por meio de robô - com uma taxa de conversão de leads em vendas 8 vezes maior. E amigo leitor, note que a IA está pedindo para ser explorada. De acordo com a consultoria Grand View Research, o setor de IA tem crescido anualmente com uma taxa de quase 25% ao ano. E para 2025, a estimativa é de que ele movimente US$ 1,23 bilhão. E você sabe como nasceu a parte teórica da IA? Em 1950, Alan Turing, o pai dos computadores modernos, publicou um artigo explicando o Teste de Turing que tentava comprovar como uma máquina poderia convencer uma pessoa a pensar que ela era humana. Já em 1956, numa conferência na Universidade de Dartmouth, o cientista da computação John McCarthy cunhou o termo “inteligência artificial”. Esperto, o governo dos EUA financiou o projeto para desenvolver a IA e obter vantagem (é claro!) durante a Guerra Fria. Alguns fracassos obrigaram a hibernação da IA. O grande retorno foi na década de 80 quando o supercomputador Deep Blue da IBM venceu o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov. Pasmem, o Deep Blue, na época, analisou 200 milhões de posições potenciais por segundo. Algumas décadas depois, vivemos conectados ao Google se é que você me entende. Fato é que a união entre IA, internet das coisas e robótica vai alterar radicalmente a maneira como funciona a nossa sociedade. As máquinas automáticas já invadiram, no bom sentido, as fábricas. Agora quero saber se você está preparado para começar relacionamentos comerciais com seres inteligentes, porém gélidos no tête-à-tête. A sua gráfica precisa fazer amizade com eles. Ou com elas. Sem preconceitos de gêneros, por favor. Saudações Graphprintenses! Fábio Sabbag Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto (agnelo@agneloeditora.com.br) Diretora Financeira Samantha de Barros (samantha@agneloeditora.com.br ) Publicidade Érica Brandão (erica@agneloeditora.com.br ) Editor chefe Marcos Mila (MTb 26.418) (marcos@agneloeditora.com.br ) Editor Fabio Sabbag (MTb 66.400) (fabio@agneloeditora.com.br ) Edição de Arte e Diagramação Geraldo de Oliveira (geraldo@agneloeditora.com.br) Editor de Fotografias Yuri Zoubaref (fotografia@agneloeditora.com.br ) Gerente de TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral (eduardo@agneloeditora.com.br ) Mailing e Assinaturas Fernando Clarindo (fclarindo@agneloeditora.com.br Impressão miolo e Acabamento Gráfica GRASS Rua José Tobias Santos, 37 A CEP 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel 55 11 3837-7979 graphprint@agneloeditora.com.br Ano 21 • Set/Out • Nº 187 GRAPHPRINT é uma publicação bimestral da AGNELO EDITORA E COMÉRCIO LTDA. Cir­ culação Nacional. Dirigida às indústrias gráficas, de embalagens, fotolitos e bureaus, editoras, agências de publicidade, fornecedores, univer­ sidades, escolas técnicas, consulados, órgãos governamentais e entidades de classe. Editorial Quando o futuro é resumido na inteligência AGNELOEDITORA REVISTAGRAPHPRINT ANOXXI -Nº 187 -SET/OUT 2018 Parabéns aos vencedores! www.graphprint.com.br Desde1998 imprimindo credibilidade -ANOXXI -Nº187 -SET/OUT CAPAGRAPH187SETOUT.indd 1 15/10/2018 17:22:13

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=