Revista Graphprint - Edição 187

GRAPHPRINT Set/Out 2018 31 IBEMA “Trabalhamos fortemente com uma consultoria que nos auxilia com o fechamento de ciclo dessa cadeia, no desenvolvimento e trei- namento de cooperativas de catadores para poderem separar os materiais adequadamente e se capacitarem a nos fornecer material reciclado, além da criação de futuras campanhas de incentivo de reciclagem vinculado ao novo produto com aparas pós-consumo”, fala Fabiane. KLABIN “Dentro da trajetória de desenvolvimento de produtos de base biológica, principalmente de barreiras biodegradáveis para as em- balagens de papel (especialmente para o uso em alimentos e líquidos), estamos contemplando a criação de produtos que atendam segmentos que ainda não disponham de opções de embalagens resistentes, leves e eficientes, que sejam ao mesmo tempo produzidas a partir de recursos naturais renováveis e recicláveis. Outro ponto importante que desenvolvemos na estratégia da Klabin é estimular o trabalho e a formação de cooperativas para que participem desse processo de evolução sustentável da companhia. Utilizamos as aparas dos nossos próprios processos, juntamos às aparas de pós-consumo e produzimos o papel reciclado originado dessas fibras e que pode ser reciclado novamente. Acreditamos que a função de todos os produtos derivados de florestas plantadas – produzidos a partir da celulose e papel – é protagonizar esse movimento em que a sociedade valoriza a eficiência e a sustentabilidade. Natural- mente, a mobilização e o protagonismo do setor de papel e celulose contribuirá para acelerar e consolidar esse processo, dando as melhores respostas no alinhamento aos usos e costumes que se tornam um padrão mais confiável e consciente para o consumo do presente e do futuro”, comenta Gabriella. PAPIRUS “A Papirus reutiliza refugo de sua produção, trabalha com catadores cooperativados para fornecerem as aparas que vão para o proces- so produtivo do papelcartão, num importante projeto social, que gera benefícios para todas as partes. Além da recompra de aparas dos nossos clientes”, diz Varella. QUAIS AS ESTRATÉGIAS DA COMPANHIA PARA RECOLHER A MATÉRIA-PRIMA E TRANSFORMÁ-LA NOVAMENTE EM UM PRODUTO REUTILIZÁVEL?

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