Revista Graphprint - Edição 187

Case GRAPHPRINT Set/Out 2018 36 Duas editoras brasileiras entre as 50 maiores do mundo As Editoras Somos Educação e FTD figuram no ‘Global 50. The Ranking of International Publishing in 2018’, ranking que elenca as editoras que faturaram mais de 150 milhões de euros em 2017 A lista arrola as editoras que faturaram no exercício anterior acima de 150 milhões de euros. O ranking de 2018 traz 53 editoras que, juntas, faturaram 51,5 bilhões de euros. Todos os anos, desde 2007, o consultor austríaco Rüdiger Wischenbart, a pedido da revista francesa Livres Hebdo, realiza o ranking das maiores editoras do mundo. O relatório, que nesse ano ganhou novo nome - Global 50 - The Ranking of International Publishing in 2018 - é co-publicado por veículos de comunicação especializado na cobertura do mercado editorial, incluindo o PublishNews. Além da Livres Hebdo e do PublishNews, o Global 50 é co-publicado pela Bookdao (China), buchreport (Alemanha) e Pu- blishers´ Weekly (EUA). Com faturamento superior a 5 bilhões de euros, a britânica Pearson lidera o ranking, que é seguido pela RELX Group (dona da marca Else- vier), com 4,7 bilhões de euros de faturamento, e pela ThomsonReuters, com 4,1 bilhão. Duas brasileiras figuram na lista: a Somos Educação (347 milhões de euros), ocupando a posição de número 32 e a FTD (165 milhões de euros), na 49ª. O relatório foi oficialmente lançado dentro do CEO Talk da Feira do Livro de Frankfurt, traz, além da lista das empresas classificadas por sua receita anual, um perfil detalhado da empresa com um histórico resumido, principais finanças e desenvolvimentos recentes da empresa. Por onde caminha a comunicação Relatório mostra que mobile, assistentes de voz e reali- dade aumentada são os temas que demandam atenção ainda em 2018. A consultoria eMarketer mapeou as principais destaques ain- da deste ano e ressalta a importância de observar tais movi- mentos. Segundo o eMarketer, os meios considerado mobiles vão receber 33,9% do total de investimento em mídia nos Estados Unidos em 2018 superando a TV pela primeira vez que deve ficar com 31,9% das receitas. Até 2022, a participação dos celulares inteligentes será de 47,9%. Quase 70% da publicidade digital já é destinada aos formatos móveis. A taxa de crescimento dos investimentos com publicidade em vídeo digital nos EUA é mais rápida do que a consultoria pre- viu anteriormente, chegando a US$ 29,61 bilhões em 2022. O mercado global de Realidade Aumentada (RA) valerá mais de US$ 165 bilhões em 2024.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=