Revista Graphprint - Edição 187

GRAPHPRINT Set/Out 2018 38 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo tem crescimento de 33% no ticket médio A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo terminou com saldo positivo e com otimismo do mercado editorial. Segundo pes- quisa realizada pelo evento junto aos visitantes, 97% do público presente ficou satisfeito com o evento e 98% pretende voltar na próxima edição O ticket médio de gasto por pessoa foi de R$161,57, 33% maior que em 2016. Os principais motivos que levaram os visitantes a comprar livros foram o gosto pela leitura e o tema do livro: 75% dos entrevistados comprou pelo menos 1 exemplar. Ao longo dos 10 dias, 663 mil pessoas visitaram o evento e par- ticiparam de 1500 horas de programação oficial, em 14 espaços culturais, com mais de 300 autores nacionais e internacionais, além de uma extensa relação de atividades dos expositores. Passaram pelo evento também 100 mil alunos e 15 mil escolas agendadas. Com o conceito “Venha fazer esse download de conhecimento”, o evento destacou o livro como principal fonte do conhecimento em meio ao turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje proporciona, enfatizando a importância do diálogo e da abertura de perspectivas. Pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com inteligência de dados, monitorando em tempo real a percepção dos usuários nas redes sociais, blogs e portais. A partir da análise das menções do público percebeu-se que os principais pon- tos positivos do evento foram: programação cultural, interação e encontro com autores, apelo visual dos estandes e preços acessíveis. “Tivemos o cuidado de trazer uma programação capaz de atingir todos os públicos – das crianças aos adultos – buscando temas atuais, aperfeiçoamos a infraestrutura para melhor circulação dos visitantes. Recebemos um público bastante ávido pela leitura que saiu extremamente feliz e satisfeito. Muitos, inclusive, ansiosos por estarem pela primeira vez na Bienal do Livro”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). A 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo contou com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Microsoft, BIC, Suzano, Submarino, Lupo, Lojas Americanas, EDP, Correios, SESC SP e Abigraf. Uma ação com sabor de quero mais Com o objetivo de apresentar ao público uma nova opção de pre- sentear amigos e familiares, a Lacta uniu a tecnologia de impressão digital da HP e inovação em uma ação na loja virtual. Quem comprou as barras de Lacta Specials no e-commerce oficial (https://www.lojalacta.com.br/) podia personalizar a embalagem com até 30 caracteres, tornando o chocolate em uma opção de pre- sente para momentos especiais do dia a dia e datas comemorativas. De acordo com Maria Clara Batalha, Gerente de E-commerce para Lacta Specials faz parceria com HP Indigo e inova com embalagem personalizada a Mondelēz Brasil, Lacta Specials aposta em incentivar o consumi- dor a celebrar pequenas ou grandes comemorações sem, necessa- riamente, fazerem parte de efemérides. “A nossa proposta é que a embalagem personalizada seja um every day gift para quem está em busca de uma opção de lembrança diferenciada’’, fala Maria. Em parceria com a gráfica Ipsis, a tecnologia que permite essa ação é a impressora digital Indigo 10000. “A ação em parceria com a Lacta demonstra as infinitas possibilidades que as marcas podem ter com a impressão digital e permite que elas se aproximem cada vez mais do consumidor, criando um relacionamento cada vez mais estreito com eles”, afirma Marcus Vinícius Correa, Gerente do Segmento de Labels e Packaging da HP Indigo no Brasil.

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