Revista Graphprint - Edição 187

GRAPHPRINT Set/Out 2018 5 Panorama OS DADOS FAZEM PARTE DO ESTUDO IDC QUARTERLY HARDCOPY PRINTER TRACKER Q4 2017 REALIZADO PELA IDC BRASIL. EM RECEITA, O MERCADO BRASILEIRO DE IMPRESSÃO CRESCEU 13% EM RELAÇÃO A 2016, CONTABILIZANDO POUCO MAIS DE US$632 MILHÕES, SENDO US$266 MILHÕES EM VENDAS DE EQUIPAMENTOS À TINTA E US$366 MILHÕES EM VENDAS DE MÁQUINAS A LASER Mercado de impressoras surpreende e registra 21% de crescimento em 2017 Foram vendidos 2,1 milhões de equipamentos, que geraram uma receita de US$632 milhões; Destaque ficou com as impressoras tanque de tinta, que tiveram um crescimento de mais de 100% A International Data Corporation (IDC), empresa de inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informa- ção, telecomunicações e tecnologia de consumo, informa que o mercado brasi- leiro de impressão reagiu e fechou 2017 com um crescimento de 21%. Em 2017, foram comercializados 2,183 milhões equipamentos, contra 1,8 milhão de máquinas vendidas em 2016. Do volume de vendas em 2017, 1,7 milhão foi de equipamentos jato de tinta e 478 mil foram de modelos a laser, com 23% e 17% de crescimento, respectivamente. Os dados fazem parte do estudo IDC Quarterly Hardcopy Printer Tracker Q4 2017 realizado pela IDC Brasil. Em receita, o mercado brasileiro de impressão cresceu 13% em relação a 2016, contabilizando pouco mais de US$632 mi- lhões, sendo US$266 milhões em vendas de equipamentos à tinta e US$366 milhões em vendas de máquinas a laser. “O aumento de 21% em vendas e o crescimento de 13% em receita foram realmente atípicos, pois projetávamos vendas 17% menores do que em 2016”, lembra Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil. Mas, segundo ele, a reação da economia de forma geral e as ofertas diferencia- das dos fabricantes coincidiram com a necessidade do consumidor de atualizar seus equipamentos e provocaram o crescimento bem acima de qualquer proje- ção otimista. “Muitos consumidores domésticos, profissionais liberais e empre- sas estavam trabalhando com equipamentos defasados e adiando a troca desde 2016. Ano passado, com a volta da confiança na economia, produtos mais baratos e pacotes promocionais, o consumidor apro- veitou para comprar máquinas novas”, analisa Sakis. É nesse contexto que se explica o crescimento de mais de 100% em vendas de equipamentos tanques de tin- ta. “O movimento de adoção de máquinas com essa nova tecnologia já vinha ocorrendo e foi acelerado em 2017. Apesar de o investimento inicial ser um pouco maior para o consumidor final, o custo de impressão dos modelos tanque de tinta é muito menor quando comparado aos preços dos cartuchos originais. Além disso, esse tipo de máquina permite carregar quanti- dades menores de tinta, evitando o ressecamento e a perda de um cartucho”, explica Sakis. Apesar do movimento positivo em 2017, a projeção da IDC para o mercado de impressão em 2018 é bastante conservadora. “Se houver crescimento será bem tímido, pois as reposições e atualizações já foram feitas e não temos perspectivas de uma grande quantidade de no- vos usuários. Naturalmente, sempre teremos consumi- dores comprando o primeiro computador e a primeira impressora, mas nada que leve a um volume de vendas surpreendente como foi em 2017”, conclui o analista.

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