Revista Graphprint - Edição 188

Papéis Finos GRAPHPRINT Nov/Dez 2018 30 Vamos diretamente ao fatos: o Brasil está com perspectiva de me- lhoras em diversos setores da economia e a população enxerga com bons olhos os movimentos em 2019. Há um claro otimismo en- tre os micro, pequenos e médios empresários. Ao menos é o que mostra a recente pesquisa ‘Perspectivas Empresariais’, da Boa Vista, realizada com cerca de mil executivos de todo o Brasil, no 3º tri- mestre de 2018. De acordo com a pesquisa, no mesmo período de 2017, 40% dos médios empresários previam ter um faturamento maior em 2018. Entrevistados agora no 3º Tri/18, 54% têm a expectativa de faturar mais no próximo ano. Um salto de 14 pontos percentuais. Manten- do a base de comparação, 35% dos micro e pequenos empresários previam faturar mais em 2018, e agora são 42%, em ambos os por- tes. Um crescimento de sete pontos percentuais, respectivamente. Quando o recorte da pesquisa observou o setor de atividade, con- tatou-se que as de Serviços são as que estão mais otimistas com relação ao faturamento. Neste segmento, 48% dos entrevistados esperam faturar mais em 2019 (no 3º Tri/17 eram 37% os que es- peravam faturar mais em 2018). O setor do Comércio permanece estável (42%) e o da Indústria teve uma pequena alta, passando de 40% para 42%, na mesma base de comparação. Quando separados por porte, os empresários de micro, pequenas, médias e grandes empresas também se mostraram otimistas com relação aos investimentos para o próximo ano, na comparação ao 3º Tri/17. Os microempresários representam 35% contra 31%. Os das pequenas empresas eram 24% e agora 38% os que preveem investir mais em 2019. O das médias agora são 39% contra 35% e os das grandes empresas 51%, contra 43%. Fino trato Mercado de papéis diferenciados tende a crescer em 2019 acompanhando técnicas de impressão customizadas Embalados pelo lado positivo do Brasil, os players do mercado de papel também olham com atenção ao atual momento. Sonia Ro- drigues, Gerente Comercial & Marketing América Latina da Arjo- wiggins, ressalta que como a essência da companhia é fazer papéis criativos desde 1770, há muitas possibilidades sobretudo na Amé- rica Latina. “Diferentemente da Europa, onde o mercado de papéis finos é maduro, aqui as oportunidades são grandes em várias áreas, como por exemplo o segmento editorial, onde os livros cada vez mais são desenhados como peças de arte, com diferenciação em capas com papéis finos. Já no segmento de embalagem, há um grande potencial de crescimento tanto em caixas rígidas, como embalagens flexíveis e sacolas, uma vez que as marcas de luxo locais cada vez mais buscam diferenciação para agregar valor aos seus produtos”, explica. Daniel Grassiotto, Gerente Comercial da Filiperson, diz que a empresa observa movimentos de expansão. “Sendo que, invariavel- mente, no Brasil algumas tendências verificadas no exterior chegam sempre com algum atraso. Antes esse atraso era maior mas agora, com as velocidades de circulação das informações pela internet, es- tamos quase que “on line” com os mercados norte americano e europeu. Assim, balizados nessas experiências e no que estamos ob-

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