Revista Graphprint - Edição 188

Panorama GRAPHPRINT Nov/Dez 2018 42 Um novo estudo di- vulgado pelo Institu- to de Transformação Digital da Capgemini aponta que o setor industrial global pode projetar uma geração de receitas no patamar dos US$ 519 bilhões até US$ 685 bilhões em valor agregado até 2020, por meio do de- senvolvimento e venda de dispositivos conec- tados inteligentes. Para esta pesquisa, o Instituto de Transfor- mação Digital da Cap- gemini entrevistou mil executivos seniores de nove países, represen- tantes de organizações globais atuantes no se- tor de manufatura de países como: Alema- nha, China, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Reino Unido e Suécia. O relatório “Digital Engineering: The New Growth Engine for Discrete Manufacturers” (em livre tradução: “Engenharia Digital: O novo mecanismo de crescimento para fabricantes”) destaca que, embora os retornos potenciais sejam significativos, os fabricantes precisarão investir em continuidade digital e em competências di- gitais para que consigam se beneficiar. Conforme indica a pesquisa, os fabricantes estimam que algo como 50% de seus produtos serão conectados e inteligentes até 2020, um A nova era de produtos e serviços conectados Fabricantes globais estimam que algo como 50% de seus produtos serão conectados e inteligentes até 2020, um aumento de 35% em relação a 2014 aumento de 35% em relação a 2014. Na verdade, 18% deles afir- maram que planejam parar completamente de fabricar produtos, movendo os negócios para um modelo baseado puramente em ser- viços. Um movimento nessa direção fará com que a mudança para a oferta de serviços se torne um imperativo de negócios e exigirá recursos aprimorados. O setor industrial respondeu entusiasticamente às novas tecno- logias e muitos já estão reequilibrando seus investimentos em TI com base nelas. Cerca de 50% dos fabrican- tes pretendem investir mais de 100 milhões de euros em plataformas e em soluções digitais de gestão do ciclo de vida de produtos (Product Lifecycle Management - PLM) nos próximos 2 anos. Ao mesmo tempo, a proporção do orçamento de TI desti- nada à manutenção de sistemas legados caiu significativamente: de 76% em 2014 para 55% em 2017. DESTRAVANDO OPORTUNIDADES Embora os investimen- tos em plataformas di- gitais tenham aumen- tado substancialmente desde 2014, poucos fabricantes conseguiram escalar seus esforços. Algo como dois terços (ou 66%) reconhecem estar constantemente se deparando com duas prioridades concorrentes: acelerar o tempo de go-to-market no mercado, como forma de manutenção con- tínua de produtos, e o desenvolvimento de produtos legados, no lugar de investir em produtos conectados e inteligentes. Como resultado dessa angústia, o uso de engenharia de sistemas baseada em modelos, de continuidade de dados e de simulação vir- tual dentro da indústria manufatureira ainda é baixo. Apenas 16% das organizações estão implementando por completo os Digital

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