Revista Graphprint - Edição 193

GRAPHPRINT Set/Out 2019 22 OS CRITÉRIOS DA 18ª PESQUISA GRAPHPRINT Realização: Divisão de Pesquisa da Agnelo Editora Iniciativa: Agnelo Editora Período: dezembro de 2018 a setembro de 2019 Metodologia: A Pesquisa GRAPHPRINT contou com uma ferramenta: portal (www.graphprint.com.br ). Dividido em 24 categorias (fornecedores), isentas de marcas de referência que induzissem a votação, o formulário conteve solicitação de indicações para nomes de cinco empresas em cada categoria, possibilitando assim uma abrangência maior do mercado. Conforme previsto no regulamento da 18ª Pesquisa GRAPHPRINT, as empresas respondentes foram classificadas em três grupos: Grupo 1 – empresas pequenas, de 1 a 50 funcionários; Grupo 2 – médias empresas, de 51 a 200 funcionários; e Grupo 3 – grandes empresas, acima de 200 funcionários. O critério utilizado para determinar o tamanho das gráficas foi o número de funcionários. Segundo esse critério, ficou assim a distribuição da amostra, considerando o porte das empresas: Ainda conforme previsto no regulamento, foram considerados votos nulos (portanto não incluídos como votos válidos) aqueles nos quais o respondente votou na sua própria empresa ou marca, aqueles recebidos após a data de encerramento da pesquisa, votos respondidos em duplicidade, os respondentes que encaminharam o questionário da pesquisa sem conter respostas, bem como os votos atribuídos a empresas que não pertenciam à categoria em questão. Foram 582 os votos válidos obtidos na 18ª Pesquisa GRAPH- PRINT junto às gráficas, empresas fornecedoras, agências de publicidade, bureaus e consultores, assim divididos por áreas de atuação: compras (259); diretoria (178); gerência (102); produção (25); outros (18). Caráter do formulário: confidencial, preservando a identidade da empresa e do respondente. Geograficamente, os respondentes estão distribuídos da seguinte forma: Região Sudeste 71%; Região Sul 18%; Região Nordeste 6% Cen- tro-Oeste 3% Região Norte 2%. Atributos: por não contemplar atributos para as marcas eleitas, a Pesquisa GRAPHPRINT não identifica as características das mar- cas vencedoras, como qualidade, credibilidade e outros, nem aufere participação de mercado. O regulamento da pesquisa pode ser lido no site: www.graphprint.com.br/pesquisa Pequeno porte 52% Médio porte 36% Grande porte 12% Nordeste 6% Centro- Oeste 3% Norte 2% Sudeste 71% Sul 18%

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=