Revista Graphprint - Edição 193

Evento GRAPHPRINT Set/Out 2019 24 O 3º Congresso Internacional de Tecnolo- gia Gráfica bateu todas as suas marcas de público e levou conteúdos de alto nível aos 280 participantes, que esgotaram as vagas do evento uma semana antes de seu início. Com o tema “Impressão Digital: o futuro é agora!”, reuniu empresários e técnicos de impressão de todos os cantos do Brasil pa- ra um dia de discussão sobre o panorama e a evolução dessa tecnologia fundamental para a indústria. A iniciativa é uma parceria da APS Even- tos Corporativos e Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). Durante todo o dia, oito especialistas da indústria de impressão transmitiram seus conheci- mentos com o índice máximo de aceitação do público presente. A quarta edição já es- tá confirmada para o dia 20 de agosto de 2020, com o tema “Gestão da Tecnologia e da Inovação”. “Sucesso é pouco para classificar este 3º Congresso, que teve como tema central a impressão digital. Foi a primeira vez que tivemos as inscrições esgotadas e todos os lugares tomados, prova de que o Congres- so Internacional definitivamente entrou para a agenda de nosso setor! Mais impor- tante que a quantidade de pessoas, quero ressaltar que a qualidade e nível técnico dos profissionais que estiveram reunidos foi o que fez a diferença e isto foi perce- bido de imediato pelos patrocinadores que, além de muito satisfeitos, alguns até já renovaram para o próximo ano!”, disse Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica bate recordes em sua terceira edição Carlos Suriani, presidente da ABTG. O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica 2019 foi apresentado pelo conse- lheiro da ABTG, Francisco Veloso Filho. Ele iniciou tratando da relevância que o evento conquistou no mercado. Destacou o alcance do evento, com participantes, além de São Paulo, do Rio de Janeiro, Mi- nas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Amazonas. APRESENTAÇÕES A primeira palestra do dia foi com a norte- -americana Pat MacGrew, que ofereceu um panorama da indústria de impressão atual, tendo como base as tecnologias inkjet e toner. Ela tem um trabalho de 30 anos ajudando profissionais e empresas a se tornarem melhores e mais eficientes. Ela transmitiu números, tecnologias e ideias para o futuro, mostrando o quanto o mercado e os serviços estão mudando, e o que o profissional precisa fazer para ser o mais competitivo possível. “As tecnologias toner e inkjet não competem entre si, são complementares. Ambas são extremamen- te importantes”. Pat relatou a “explosão” em inkjet para pequeno e grande formato, com sinaliza- ção, têxtil e embalagem. O jato de tinta já é forte no mercado, com algumas drupas sendo a “drupa do inkjet”, inovando em velocidade, qualidade, versatilidade e lu- cratividade. Porém, também vê avanço no toner, mesmo que em menor escala, espe- cialmente pela possibilidade de uma quin- ta estação para cinco cores, dando condi- ções únicas para neon, verniz localizado, cores especiais, etc. MacGrew trouxe um aviso fundamental: ao fazer um novo investimento em tecno- logia (hardware ou software), o empresário precisa olhar cuidadosamente e verificar se esta é a solução certa para atender os seus clientes, visando maximizar as margens do seu negócio. “Eu posso comprar a impres- sora porque ela é mais rápida, tem acaba- mentos interessantes, mas como eu vou vender o que ela faz? Nosso conselho é que vocês busquem entender como o mercado vai se beneficiar de tais capacidades. Se comprar uma máquina rápida, seu work- flow consegue lidar com ele? Busque quem queira o que sua impressora produz”, diz. Outro ponto de grande relevância: o time de vendas da gráfica precisa saber vender o produto. A gráfica muitas vezes possui equipamentos/tecnologia que produzem itens fantásticos, mas os vendedores não são treinados e capacitados para entende- rem essas possibilidades e informarem os compradores. “É preciso que marketing e Lotado de informação

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=