Revista Graphprint - Edição 193

GRAPHPRINT Set/Out 2019 41 Para o segundo trimestre, a expectativa da IDC é de queda de 3,9% e, para o ano todo, a projeção é de crescimento de 3,5%. “O ótimo desempenho do mercado total de impressão em 2018 acentua a queda em 2019, mas no último trimestre deve haver um impulso que elevará a média anual. Segundo economistas, as resoluções po- lítico econômicas projetadas para o final do ano devem reaquecer a economia brasileira e espera-se uma rápida resposta do mercado após isso,”, afirma o analista da IDC. “Com a recuperação da confiança do empresário e do consumidor, aliado à estabilização econômica, podemos ter a volta de investi- mentos em estrutura, equipamentos e em novos colaboradores, e isso deve direcionar o mercado de volta ao prumo”, reflete. Segundo Pereira o mesmo vale para o mercado de consumo, uma vez que a segurança profissional e o equilíbrio da renda familiar podem impulsionar a substituição de equipamentos domésticos, investimento que vem sendo postergado por conta da insegurança e instabilidade no futuro por parte dos consumidores. Quanto ao fôlego do mercado de impressão frente a transformação digital, o analista de mercado da IDC Brasil é enfático: “Ouve-se muito sobre a redução do número de páginas impressas por conta da adoção da tecnologia, porém da mesma forma que muitas pes- soas e empresas migram investimentos para soluções digitais, novas empresas e empreendedores estão entrando agora na era digital e criando estruturas que demandam investimentos em equipamen- tos para impressão e gestão de documentos”. NOVOS MERCADOS Já sobre impressão 3D, ainda é um mercado de nicho, mas com indicação de crescimento em 2019. Mundialmente, segundo o IDC Wordwilde Semiannual 3D Printing Spending Guide, os in- vestimentos globais para o ano devem ficar em US$13,8 bilhões, crescimento de 21% em relação a 2018. Na América Latina, os investimentos devem ser de US$53 milhões, avanço de 25%. “Não temos projeções oficiais para o Brasil, mas conversas com o mercado nos animam a acreditar que o crescimento no país será maior do que o da região”, diz Rodrigo. Segundo ele, o mercado bra- sileiro de impressão 3D se encontra em um período de maturação, tanto por parte de quem fornece esse tipo de solução, quanto para quem pode vir a utilizar, mas os esforços dos fabricantes, influencia- dores, empresas parceiras, montadoras, universidades, centros de es- tudo e investidores para disseminar a tecnologia, suas aplicações, cus- tos e benefícios são fundamentais para sua popularização e adoção.

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