Revista Graphprint - Edição 193

GRAPHPRINT Set/Out 2019 43 Mercado “Indústria precisa estar mais próxima do mercado e do consumidor final, algo natural no varejo” Henrique Lago traz à Ibema a expertise do atendimento aos diferentes perfis e necessidades do consumidor HENRIQUE LAGO, GERENTE DE ESTRATÉGIA E MARKETING Além de prever tendências e atuar com base nelas, o Marketing é um elo funda- mental entre as áreas interna e externa das empresas. Essa é a opinião de Hen- rique Lago, novo gerente de Estratégia e Marketing da Ibema Papelcartão, que traz em seu percurso passagens por marcas de varejo do setor de alimentação, além de anos de experiência como professor universitário. Para Lago, é preciso identificar os movimentos do consumidor em sintonia com a área comercial e trazer essas demandas para dentro da empresa, adaptando-se às novas necessidades de mercado, criando e modificando produtos. “A indústria carece de um sentimento de proximidade ao mercado e ao consu- midor, algo natural no varejo”, opina Lago. Por conseguir olhar para dentro e para fora da empresa e antecipar comportamentos, há quem diga que o marke- ting faz “futurologia”, mas não se trata disso e sim de uma ciência alimentada por inputs de clientes e tendências, com estratégias e pesquisas que servem de apoio ao desenvolvimento e inovação dos produtos. NA PRÁTICA Um exemplo disso, na opinião do novo contratado da Ibema, é o Ibema Ritagli, papelcartão triplex de alta performance composto por 50% de material recicla- do. De acordo com Lago, o produto responde a um anseio do consumidor e do mercado, por atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pela qual as empresas precisam se responsabilizar pelas embalagens de seus produtos no pós-consumo. “É um produto que está em sintonia com a preo- cupação ambiental e a necessidade de reduzir o uso de embalagens plásticas em nosso cotidiano”, ex- plica o gerente da Ibema. “O consumidor cada vez mais pede essa postura das marcas que utiliza, com enfoque em embalagens retornáveis ou recicláveis e modos de produção sustentáveis.” Para Lago, a indústria precisa ouvir essa voz para colocar em prática a verdadeira economia circular, assumindo responsabilidade pelas embalagens que coloca no mercado e criando mecanismos para que elas retornem para ser recicladas. Movimento de aproximação

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