Revista Graphprint - Edição 193

Tecnologia GRAPHPRINT Set/Out 2019 44 Alternativas diante do mundo digital Com retenção de clientes e novos serviços de inteligência, Posigraf passa pela crise com crescimento de receita ano a ano e perspectivas positivas para 2019 A Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, inovou não apenas na questão tecnológica ou seg- mentação, mas apostou na retenção dos clientes e no desenho de um novo departamento, com serviço de inteligência de mercado: o PosiSIM. O serviço teve início em 2011, com um trabalho de geolocalização, para oferecer um di- ferencial aos clientes e adicionar valor ao impresso. Para a implantação da área, a Posigraf investiu em software de geomarketing, além do desenvolvimento de duas ferramentas próprias para análise de mídia e auditoria, ambos com geolocalização. “O processo foi amadurecendo conforme fomos entendendo as necessidades dos nos- sos clientes. Em 2013, começamos a vender os estudos de geomarketing apenas para nossos clientes, não mais apenas focando para o uso de melhor opção para a entrega do impresso, mas também para auxiliá-los em projetos de expansão. Em 2015, com os sistemas para análise de mídia e auditoria já finalizados, começamos a deixar nossos pacotes de serviço mais robustos – não entregando mais só o impresso ao nosso cliente, mas o auxiliando na decisão da quantidade correta para impressão, onde distribuir para atingir o público desejado, além de auditar a entrega – garantindo a chegada até o cliente final”, conta o diretor-geral da Posi- graf, Gilberto Alves. Segundo ele, os novos serviços trouxeram rentabilidade para os clientes, o que con- tribuiu para a retenção no período de crise do mercado gráfico. Este ano, o departa- mento tomou forma, ganhando um espaço de destaque na companhia e passando a assinar como PosiSIM – Sistema de Inte- ligência de Mercado. “Hoje, além dos mapas, entregamos rela- tórios que auxiliam na leitura dos dados e dão insights do mercado de atuação para nossos clientes. Este ano, o PosiSIM pas- sou a atender o mercado como um todo, estamos ajudando empresas de diversos segmentos a traçarem seu público alvo e, o principal: os encontrarem e fazerem ações de marketing e expansões com assertivida- de e sucesso”, afirma Alves acrescentando que com os novos clientes, o departamento passou de 0,01% de representatividade no faturamento da empresa, em 2018, para 0,23% em 2019.

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